Encerrando as atividades do Encontro Nacional da Rede de Turismo do Sebrae, realizado no Maranhão entre os dias 26 e 28 de março, o povoado Bar da Hora, localizado às margens do Rio Preguiças, em Barreirinhas, foi o cenário de uma visita técnica que reuniu diretores, gestores e técnicos de Turismo do Sebrae dos 27 estados, além de representantes do Sebrae Nacional, ICMBio, Instância de Governança Lençóis & Delta, Empresários, e da Embratur. A ação destacou o potencial do turismo de base comunitária como ferramenta de desenvolvimento sustentável na região dos Lençóis Maranhenses.
Durante a visita, os participantes puderam conhecer de perto experiências empreendedoras locais, dialogar com moradores, visitar os quintais sustentáveis da comunidade e compreender como o turismo de base comunitária pode gerar renda e promover a inclusão social, respeitando a cultura e o modo de vida das comunidades tradicionais.

Roberdan Quintino, empresário da Caetés Turismo, primeira empresa a apostar no potencial do local destaca que Bar da Hora desponta como novo atrativo da rota turística. “Bar da Hora surge como uma grande oportunidade dentro do turismo de base comunitária. Foi a própria comunidade que decidiu se organizar. Com o apoio do Sebrae e de empresas como a Caetés, estruturamos um produto turístico com identidade local. Aqui, o visitante vivencia a recepção acolhedora, conhece os quintais sociais, os restaurantes que usam hortaliças das próprias hortas e até o sistema de biogás. Isso mostra como o turismo pode transformar realidades e servir de modelo para outras comunidades da região”, afirmou.
Neuza Oliveira, presidente da Associação de Moradores e Pescadores do povoado Bar da Hora, destacou a importância do turismo como ferramenta de desenvolvimento sustentável para a comunidade. “Aqui no Bar da Hora, estamos desenvolvendo o turismo de base comunitária, uma iniciativa que tem envolvido toda a comunidade e traz muitos benefícios para o nosso povo. Buscamos sempre atuar com responsabilidade ambiental, promovendo um turismo sustentável, que respeite a natureza e melhore a vida de todos por aqui. Agradecemos ao Sebrae, que tem sido um parceiro fundamental nesse processo, oferecendo o apoio necessário para que a gente continue avançando com esse trabalho que é feito com tanto carinho e compromisso”, afirmou.

Povoado Bar da Hora: rota do turismo sustentável nos Lençóis Maranhenses
Às margens do Rio Preguiças, em Barreirinhas (MA), o povoado Bar da Hora, com cerca de 100 famílias e 600 moradores, vem se destacando como referência em turismo de base comunitária. Tradicionalmente habitado por pescadores artesanais, o povoado encontrou no turismo uma forma de gerar renda, preservar o meio ambiente e valorizar a cultura local.
A virada começou em 2016, com a reativação da Associação de Moradores e Pescadores. Desde então, com o apoio do Sebrae e demais instituições, a comunidade passou a oferecer experiências peculiares, como hospedagens familiares, gastronomia típica, pesca tradicional, cata de caranguejo, trilhas nas dunas e a apresentação dos quintais sustentáveis.

Bar da Hora desenvolveu práticas ecológicas, como biodigestores, reflorestamento de mangas e hortas abastecidas por compostagem. Hoje, conta com sete pousadas, 30 leitos e seis restaurantes que consomem exclusivamente produtos locais. Entre 2017 e 2024, o turismo cresceu 650% e a comunidade conquistou avanços sociais e econômicos, como a redução da migração e a criação de um fundo comunitário. O reconhecimento veio com o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024, que destacou o povoado como exemplo nacional de turismo responsável.
Crescimento com Turismo Responsável
Com o fortalecimento do turismo de base comunitária, a comunidade de Bar da Hora pretende seguir avançando com um modelo que valoriza o território, gera oportunidades e preserva o meio ambiente. Entre os objetivos está a ampliação das experiências oferecidas aos visitantes, o fortalecimento de pequenos empreendimentos locais e a capacitação contínua dos moradores. A ideia é crescer de forma estruturada, mantendo a essência comunitária e sustentável do projeto.

Jamerson Lindoso, morador e empreendedor do povoado Bar da Hora, destacou a importância da parceria com o Sebrae no fortalecimento do turismo de base comunitária. Segundo ele, a sensibilidade e o respeito da equipe local em compreender primeiro o modo de vida da comunidade foram decisivos para que a parceria se consolidasse de forma verdadeira. “Antes de qualquer proposta, o Sebrae escutou, se adaptou à nossa realidade e caminhou no nosso tempo — isso fez toda a diferença. Não é apenas uma parceria com uma instituição, mas com pessoas que acreditam no nosso sonho de transformar o lugar onde vivemos em um espaço melhor para todos”, ressaltou.
Potencial Turístico
Bruno Reis, representante da Embratur, ressaltou o potencial do povoado Bar da Hora como destino de turismo de base comunitária preparado para receber visitantes do Brasil e do exterior. “Essa é uma experiência potente, que mostra como a comunidade está estruturada e pronta para acolher turistas, inclusive internacionais. Estamos trabalhando junto ao Sebrae Maranhão para desenvolver um plano de ação que ative esse mercado, fortalecendo a visibilidade do destino e atraindo um número ainda maior de visitantes de outros países”, destacou. Segundo ele, “a proposta é transformar o povoado em uma referência também no cenário global, com foco na valorização da cultura local e na vivência autêntica que o Bar da Hora oferece”, frisou.

O encontro reforçou o compromisso do Sistema Sebrae com o fortalecimento do turismo como uma das suas áreas prioritárias, promovendo a troca de experiências, o compartilhamento de boas práticas e o estímulo à atuação em rede para transferência o setor em todo o país.
Para Mauro Borralho, diretor técnico do Sebrae Maranhão, a visita ao povoado Bar da Hora reforça o compromisso da instituição com o desenvolvimento dos territórios a partir do turismo. “O Sebrae trabalha com uma agenda estratégica voltada para o fortalecimento do turismo como vetor de desenvolvimento local, sempre em parceria com instituições que atuam diretamente na cadeia do setor. Bar da Hora é um exemplo concreto de que isso é possível, uma comunidade premiada nacionalmente, que inspira e representa o que há de mais promissor no turismo sustentável do Maranhão”, destacou.