ASN MA
Compartilhe

Três gerações de talento: a paixão pela fotografia que une a família Sena

Com mais de 30 anos de experiência, David Sena mantém vivo o legado iniciado pelo pai e agora compartilhado com a filha, Letícia, unindo sensibilidade e profissionalismo.
Por Assessoria de Comunicação - ASCOM
ASN MA
Compartilhe

Há três gerações, a fotografia desperta o encantamento e a paixão da família Sena. Quando pequeno, David Passarinho Sena viu a câmera do pai, Roberto Sena, montada em um tripé com vista da janela de sua casa. Naquele dia, ele tirou sua primeira fotografia, dando início a um hobby que, mais tarde, se tornou sua profissão.

Hoje, David acumula mais de 30 anos de experiência como fotógrafo, dedicando-se, principalmente, a transformar sua arte em quadros de decoração em São Luís (MA). Sua especialidade são as fotografias fine art, produzidas com um olhar artístico elevado e editadas de maneira cuidadosa. A partir do trabalho de David, a conexão da família Sena com a fotografia continuou a crescer.

David mantém vivo o legado iniciado pelo pai, Roberto Sena, na fotografia. (Arquivo pessoal)

Sua filha, Letícia Mouchrek Sena, o acompanha nessa trajetória desde criança, em uma passagem de legado semelhante à que David viveu com o pai, Roberto. David detalha que a paixão de Letícia pela fotografia se desenvolveu de maneira muito natural. À medida que crescia, ela foi aprendendo a manusear a câmera e a fotografar.

“A Letícia me acompanha na história da fotografia desde pequenininha. Ela sempre esteve comigo enquanto eu fotografava, então foi algo bem natural. Essa história é até parecida com a do meu pai, que também fotografava. É sempre motivo de muito orgulho ver que, de alguma forma, conseguimos ensinar nossos filhos e passar um legado”, afirmou David, que desenvolveu habilidades empreendedoras essenciais ao realizar o Empretec, do Sebrae.

David Sena comemorando a aprovação da filha, Letícia, no curso de medicina. (Arquivo pessoal)

Letícia Sena detalha que, desde pequena, sempre via o pai com uma câmera na mão, com o olhar atento aos detalhes, buscando capturar não apenas imagens, mas sentimentos. “Aos poucos, fui sendo convidada a fazer parte desse universo e, hoje, tenho o privilégio de estar ao seu lado, ajudando em cada etapa do processo”, disse.

Ela afirma que a paixão do pai pela fotografia a inspira não somente a aprender mais sobre essa arte, mas também a enxergar o mundo com mais sensibilidade, paciência e dedicação. Segundo Letícia, trabalhar com o pai é uma das experiências mais bonitas que poderia viver. “Sou grata por ter alguém tão apaixonado pela arte e pela vida como pai e referência profissional. E sei que tudo o que aprendo nessa caminhada conjunta, tanto na profissão quanto como pessoa, será para sempre parte de quem eu sou”, destacou.

Fotógrafo David Sena ao lado da esposa e dos dois filhos.

Apoio do Sebrae

Cerca de 90% das empresas no Brasil têm perfil familiar, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O bom desempenho desses negócios está diretamente ligado ao equilíbrio saudável entre aspectos emocionais e profissionais. Por isso, é essencial estabelecer processos e políticas que garantam uma gestão eficiente a longo prazo.

A gerente de Atendimento do Sebrae Maranhão, Marina Lavareda, destaca que a instituição disponibiliza uma ampla gama de serviços voltados para assegurar a continuidade das empresas familiares. “O Sebrae oferece apoio a empresas familiares por meio de capacitações, consultorias e materiais especializados que ajudam os empreendedores a profissionalizar a gestão, fortalecer a governança e preparar a transição entre gerações, garantindo a sustentabilidade dos negócios ao longo do tempo. Nosso objetivo é fortalecer essas empresas para que continuem gerando emprego, renda e desenvolvimento econômico”, finalizou.

  • Dia dos Pais
  • Empreendedorismo
  • fotografia
  • São Luís
  • Sebrae