ASN MA
Compartilhe

Territórios Empreendedores encerra 2025 com saldo positivo e fortalecimento da Região Tocantina

Encontro promovido pelo Sebrae reuniu lideranças públicas, empresariais e do terceiro setor para avaliar os impactos das ações realizadas ao longo do ano.
Por Assessoria de Comunicação - ASCOM
ASN MA
Compartilhe

O último encontro do Territórios Empreendedores, realizado pela unidade do Sebrae em Imperatriz (MA) na terça-feira (18), marcou o encerramento de um ano de intensas atividades e resultados sólidos para o desenvolvimento da região Tocantina. Ao todo foram quatro encontros com o objetivo de traçar estratégias de atuação e fortalecer o desenvolvimento do território como unidade produtiva.

“O Territórios Empreendedores proporcionou resultados concretos na região Tocantina, fortalecendo os pequenos negócios. Firmamos parcerias estratégicas entre governo, setor privado e redes associativas para impulsionar o empreendedorismo, oferecendo capacitações, orientação de mercado, crédito e finanças. Somamos ações como a Feira de Negócios de Estreito, mentorias e planejamento, que contribuíram diretamente para o crescimento das empresas e para o desenvolvimento da economia local”, salientou a gerente do Sebrae em Imperatriz, Márcia Martins, destacando o impacto do programa no fortalecimento das pequenas empresas e da articulação territorial.

Ao longo de 2025, a iniciativa promoveu atividades voltadas para inovação, melhoria do ambiente de negócios, capacitação e fortalecimento de cadeias produtivas nos municípios atendidos pela unidade de Imperatriz. Representando a Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), Mirela Alves de Sousa reforçou o papel essencial do programa na integração das lideranças empresariais. “Este último encontro nos faz olhar para trás e ver quantos momentos de inspiração vivemos ao longo do ano. Esses espaços são essenciais porque promovem troca de informações, diálogo e reflexão sobre o que pode ser melhorado em nossa região. Como empreendedores, precisamos fortalecer e preparar cada vez mais pessoas, pois isso reflete diretamente no desenvolvimento do nosso território”, disse.

O encontro também destacou ações geradas a partir das discussões do grupo, como a Feira do Empreendedor realizada em Estreito. O secretário de Cultura do município, Cristiano Paixão, lembrou que o projeto foi pauta de discussão no programa e que passado o evento é possível perceber a importância das discussões em grupo. “Todo o planejamento surgiu nesta sala, com o apoio do Sebrae do início ao fim, e hoje podemos apresentar o resultado positivo desse trabalho que movimentou o município e mostrou o valor da articulação entre instituições”, afirmou o secretário.

As experiências compartilhadas consolidaram o programa como um ambiente de decisões estratégicas e construção de soluções conjuntas. (Sebrae / Divulgação)

Encerrando o balanço do ano, os participantes reforçaram que 2025 deixou um legado de fortalecimento institucional e de projetos com impacto direto no desenvolvimento regional. As experiências compartilhadas consolidaram o programa como um ambiente de decisões estratégicas e construção de soluções conjuntas.

Expectativas positivas para 2026 impulsionam continuidade do programa

Com os resultados apresentados, as perspectivas para o próximo ano foram pauta de destaque no encontro. Entre os pontos levantados para o novo ciclo estão o fortalecimento das cadeias produtivas, o estímulo a projetos coletivos e a ampliação das estratégias de inovação e competitividade.

As instituições parceiras também destacaram a importância de manter o engajamento construído em 2025. Para os participantes, o programa se consolidou como um espaço de diálogo qualificado, que valoriza a participação das lideranças e a construção conjunta de caminhos para o desenvolvimento territorial.

“Nossa expectativa para 2026 é extremamente positiva. A ADERT tem o papel de ser a ponte entre as instituições e os problemas que precisam ser solucionados no empreendedorismo, no agro, na infraestrutura, no turismo e na cultura. Acreditamos que somente a união das lideranças gera transformação real. Por isso, 2026 será um ano de muita ação e de grande envolvimento para fortalecer ainda mais o desenvolvimento da região Tocantina”, ressaltou a presidente da ADERT, Cris Ferreira, reforçando o papel da agência no apoio aos oito municípios que compõem o território.

  • Empreendedorismo
  • Estratégia Território Empreendedor
  • Região Tocantina
  • Sebrae
  • UNImperatriz