Localizado no sul do Maranhão, Tasso Fragoso destaca-se pela produção agrícola, principalmente de grãos, como soja e milho. Com quase 9 mil habitantes, cercada por serras e banhada pelo rio Parnaíba, o município desponta com a exploração do turismo de natureza e pelo potencial histórico, por conta da área de sítios arqueológicos presentes em seu território.
Atendido pelo Sebrae no Maranhão, por meio da Unidade de Negócios de Balsas, o município foi um dos 71 selecionados para participar do III Ciclo do Programa Cidade Empreendedora. Para celebrar o acordo, foi realizado um encontro na última quarta-feira (18), no plenário da Câmara Municipal de Tasso Fragoso. O evento contou com a presença do Prefeito Roberth Coelho, secretários, vereadores e autoridades locais e do Sebrae.
Com o segundo PIB da região sul do Maranhão, atrás apenas de Balsas, um dos maiores desafios do município é diversificar as atividades econômicas para aumentar as opções de emprego e geração de renda para a população.
Para Diógenes Souza, gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Balsas, o Cidade Empreendedora é uma solução para fomentar o desenvolvimento do município. “O programa tem muito a contribuir a partir, principalmente, de ações voltadas para o setor do turismo e do agronegócio para que se consiga dinamizar o comércio, dinamizar a prestação de serviço e dessa maneira contribuir com o desenvolvimento do município”, explicou.
ATUAÇÃO
O Sebrae vem realizando ações e capacitações em Tasso Fragoso. A cidade já conta com a Sala do Empreendedor. A partir da parceria com o Sebrae e Governo do Estado do Maranhão, neste ciclo do Cidade Empreendedora, o município receberá com soluções estruturais e consultorias que atendem os eixos: atores de desenvolvimento, sala do empreendedor, compras governamentais, desburocratização e empreendedor do futuro.
O prefeito Roberth Coelho, destaca que a parceria com o Sebrae é fundamental para ampliar as possibilidades de desenvolvimento dos negócios locais. “Tenho certeza de que Tasso Fragoso logo será uma referência não só no agronegócio, mas também no comércio e na indústria. Com esse programa, eu sei que vai desenvolver cada dia mais a nossa cidade. Essa parceria é de suma importância e já vem trazendo resultados. Hoje nós já temos muitas empresas aqui e graças a essa parceria e as pessoas cada dia que passa estão buscando sua independência financeira”, ressaltou o prefeito.
“O Cidade Empreendedora é um programa que ajuda os municípios a descobrirem quais são as aptidões das microempresas instaladas e, com a expertise do Sebrae, a gente consegue capacitar esses empreendedores para que possam se desenvolver. As micro e pequenas empresas são responsáveis pela maioria dos empregos gerados, então, é importante fortalecer esses negócios”, concluiu o governador.
PROGRAMA
O Cidade Empreendedora é uma estratégia do Sebrae Maranhão de desenvolvimento territorial com vistas a políticas públicas que engajam gestão pública, lideranças e parceiros locais com perspectiva de melhoria do ambiente de negócios – induzindo os municípios a se transformarem em bons locais para se viver e empreender. Nesse contexto, o programa atua para a transformação progressiva dos territórios, com o fortalecimento dos municípios, de onde surgem novos negócios mais criativos e sustentáveis.
Lançado no ano de 2020, o Cidade Empreendedora incentivou o aumento no número de empresas abertas e regularizadas, impulsionando a economia local. No ciclo 2021/2022 foram mais de 31,1 mil novos negócios abertos no Maranhão. Outro destaque do programa foi a redução da burocracia e dos prazos para a abertura de negócios, facilitando o empreendedorismo e incentivando novos empreendimentos.
O secretário de Estado de Indústria e Comércio, Júnior Marreca, disse que a determinação do governador Carlos Brandão é levar as ferramentas de desenvolvimento do empreendedorismo que o Sebrae dispõe para os 217 municípios do Maranhão.
“É a Sala do Empreendedor, as capacitações para negócios nas áreas de comércio, indústria, agro e as demais. Todo um conjunto de ações, que através dessa importante parceria, vão fomentar políticas de desenvolvimento para o povo maranhense e contribuir para que em suas próprias cidades, seja possível gerar renda, garantir empregos, fazer a economia circular”, explicou o secretário.