Marcando o encerramento da Galeria Visit Brasil, em Paris, (no dia 30/04), a Roda de Conversa “Salvaguarda e Turismo” trouxe um debate sobre preservação, sustentabilidade e o aproveitamento econômico de bens reconhecidos como patrimônio mundial. Em destaque, o Centro Histórico de São Luís (Patrimônio Cultural), o Bumba Meu Boi (Patrimônio Cultural Imaterial) e os Lençóis Maranhenses (Patrimônio Natural).

Com participação do diretor Técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho, a roda de conversa também contou com participação do diplomata e conselheiro da delegação do Brasil junto à Unesco, Bruno Miranda Zétola, além de Peter Debrine, executivo sênior da Unesco na área de Turismo Sustentável.

Borralho destacou como o trabalho realizado pelo Sebrae junto à Embratur, a empreendedores e aos governos do Maranhão e de São Luís tem ajudado na garantia da sustentabilidade e na preservação dos patrimônios estaduais. Também mostrou a experiência exitosa no turismo comunitário na Comunidade Bar da Hora, em Barreirinhas, e do Mobiliza SLZ, em São Luís, enfatizando o impacto positivo de parcerias, das conexões estratégicas e do alinhamento da governança estadual para fortalecer o turismo sustentável e o desenvolvimento territorial no Maranhão.
“Representamos o Sebrae Maranhão na Galeria Visit Brasil, Paris, apresentando os Lençóis Maranhenses, o Centro Histórico de São Luís e o Bumba meu Boi. Junto com a Unesco, discutimos boas práticas e o potencial turístico, falando sobre turismo sustentável e geração de negócios para as pequenas empresas da cadeia do turismo no Maranhão, além de divulgarmos e apresentarmos o Maranhão nessa importante vitrine, que foi a edição Paris da Galeria Visit Brasil”, pontuou Borralho.

Além da participação na programação técnica, o Sebrae também apoiou a ida de dois empresários do estado, em parceria com a secretaria Estadual de Turismo – Setur. Dos polos São Luís e Lençóis, respectivamente, participaram representantes das empresas Enjoy Maranhão e Atins Charm Chalé.
Participação do Maranhão
Com destacada presença do Maranhão, a GVB teve, na abertura (dia 26/04), uma apresentação do bumba meu boi e coquetel organizado pela secretaria de Setur-MA, parceira do evento. A secretária Socorro Araújo representou o governo do Maranhão, reforçando, por meio de ações promocionais, a divulgação do destino Maranhão junto aos mercados europeu e francês, e também ampliando a visibilidade dos patrimônios reconhecidos mundialmente pela Unesco.

“A presença da Setur-MA no evento mostra o compromisso do governador Carlos Brandão com a promoção do turismo maranhense em mercados estratégicos, nacionais e internacionais. Divulgar esses destinos internacionalmente desperta o interesse de nichos variados de turistas, como os franceses, apaixonados por ecoturismo, história e cultura”, explicou Socorro Araújo.
A delegação maranhense incluiu também profissionais das áreas de gestão, marketing e comunicação, com o objetivo de promover o destino Maranhão e estabelecer conexões com o mercado europeu.
Galeria Visit Brasil: de Paris para o mundo
Esta edição da GVB teve como tema “Uma viagem ilustrada aos patrimônios da Unesco no Brasil”, proporcionando uma imersão cultural e sensorial pelos 32 patrimônios brasileiros reconhecidos pela Unesco, com experiências visuais, sonoras e interativas. O Maranhão exibiu, na ocasião, exemplos da diversidade natural e riqueza cultural do estado.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o evento estreitou laços entre Brasil e França, nações que, segundo ele, são unidas pela paixão à cultura e às artes. “O mercado francês é muito importante para o nosso país. Esta edição da Galeria evidenciou um Brasil de possibilidades ainda pouco conhecidas pelos franceses, enfatizando nosso patrimônio”, ressaltou Freixo.
Realizaram a Galeria Visit Brasil Paris, a Embratur e Sebrae, em parceria com a Brazilian Luxury Travel Association (BLTA); a Embaixada do Brasil em Paris; o Instituto Guimarães Rosa do Ministério das Relações Exteriores; os governos dos estados da Bahia, Maranhão e Piauí, e as prefeituras de Salvador e Niterói.