O Sebrae no Maranhão, em parceria com a Universidade Corporativa Sebrae e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), deu início à certificação dos instrutores e consultores maranhenses que vão atuar no âmbito do programa Negócio Certo Rural (NCR).
Ao todo, 40 profissionais do Maranhão Piauí, Mato Grosso do Sul e Pará que atuam em instrutoria e consultoria no NCR foram reunidos em São Luís, no Sebraelab, para receberem os conhecimentos necessários para a certificação, que permite a atuação no Maranhão e no resto do país. O treinamento vai até sexta-feira (10).

O Negócio Certo Rural é uma iniciativa voltada ao treinamento dos proprietários de pequenas propriedades rurais para o uso de ferramentas de gestão e soluções Sebrae em suas propriedades e torná-los donos do próprio negócio. O NCR atende cerca de seis mil pequenos produtores rurais em todo país. Em 2021, foram realizadas 90 turmas dessa solução em todo o estado. Para este ano, a perspectiva é realizar uma turma por semana no Maranhão, com participação das Unidades Regionais.
Estiveram presentes na abertura da capacitação, o presidente do Senar e ex-presidente do Conselho Deliberativo Estadual – CDE do Sebrae no Maranhão, Raimundo Coelho, o gerente da Unidade de Competitividade do Sebrae no Maranhão, Jaime Coelho; a coordenadora de Encadeamento Produtivo no Sebrae estadual, Larissa Leite; além do analista técnico do Sebrae Nacional, Ludovico de Riva, e do gerente Técnico do Senar, Carlos Feitosa.
“Com essa iniciativa, Sebrae e Senar atuam na preparação de seus consultores e instrutores para levar ao produtor rural apoio técnico, noções de gestão e empreendedorismo focadas na realidade do segmento, enfocando a importância do planejamento adequado da propriedade rural como suporte para o crescimento desses negócios”, avalia o gerente da Unidade de Competitividade do Sebrae no Maranhão, Jaime Coelho.


