Na última sexta-feira, dia 09, uma importante cerimônia marcou a entrega de certificados às comunidades de Mucambo e Lagoa da Boa Esperança, localizadas nos Lençóis Maranhenses. O momento celebrou o empenho e dedicação dos participantes em se capacitarem para melhor atender os turistas que visitam a região.
Ao todo, 82 certificações foram concedidas, abrangendo uma variedade de cursos essenciais para o desenvolvimento das comunidades e aprimoramento do turismo local. Desde Primeiros Socorros até a Fabricação de Farinha, passando por Artesanato de fibras e Turismo Rural, os cursos oferecidos visam não apenas profissionalizar os moradores, mas também garantir um atendimento de qualidade aos visitantes que exploram as belezas naturais dos Lençóis Maranhenses.
-
“Agradecemos muito a parceria do Sebrae, Senar e Prefeitura de Barreirinhas que trabalharam bastante para que esses cursos chegassem até aqui, nas nossas comunidades. Para nossa comunidade, os cursos foram muito importantes pois estamos trabalhando, adquirindo conhecimento, para podermos melhorar as nossas práticas dentro da nossa comunidade e oferecermos o melhor para o visitante”, disse Rosimar Santos Castro, presidente da Associação de Moradores da Comunidade de Mucambo.
-
Estiveram presentes para a entrega dos certificados, a Coordenadora do NAE do Sebrae em Barreirinhas, Jeane Soeiro,o Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Faema/Senar), Raimundo Coelho e a presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Rosário, Luane Tavares.
“Para o Sebrae, é crucial que não apenas os meios de hospedagem e as agências estejam preparados, mas também as próprias comunidades que habitam o coração do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Essa preparação abrange desde o conhecimento em primeiros socorros até a valorização do artesanato local, garantindo uma experiência turística completa e memorável para os visitantes”, pontua a Coordenadora do NAE do Sebrae em Barreirinhas, Jeane Soeiro.
-
A entrega dos certificados representa não apenas um reconhecimento do esforço dos participantes, mas também um passo importante na consolidação de um turismo mais inclusivo e responsável na região dos Lençóis Maranhenses “Essa ação aqui, na comunidade Mucambo e na comunidade Lagoa da Esperança é de extrema importância. Foram mais de 80 certificados de diversos cursos que asseguram a formação dos moradores para que recebam os turistas e ofereçam seus produtos locais com toda segurança para o melhor desenvolvimento do seu pequeno negócio”, afirmou o presidente da Faema, Raimundo Coelho.
-
-