Produtores da bovinocultura de leite e corte participaram do encerramento do Programa Ali Rural – Agentes Locais de Inovação Rural, promovido pela Unidade Regional do Sebrae em Santa Inês. Visitas técnicas e palestra marcaram o encerramento do programa, que na última sexta-feira, 24, no município de Vitória do Mearim e reuniu também membros da equipe do Sebrae e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Durante o encerramento foram realizadas duas visitas técnicas às Fazendas Ingaí e Santo Antônio, cujos proprietários são atendidos pelo programa ALI Rural.
A primeira visita ocorreu na Fazenda Ingaí, do empreendedor Raimundo Correia, criador de búfalo e produtor de queijo e doce. Na fazenda, o agente ALI trabalhou o controle gerencial, de custos fixo e variáveis. “O projeto gerencial que me foi passado foi muito bom, pois eu não tinha um controle eficiente do que produzíamos. Com o direcionamento que eu recebi do agente ALI, hoje, por meio de uma planilha, eu acompanho tudo o que é produzido, vendido e o estoque parado. E, em cima disso, eu posso melhorar o meu trabalho e evitar prejuízos”, afirma o produtor Raimundo Correia.
A segunda visita técnica ocorreu na Fazenda Santo Antônio, onde o proprietário avaliou como positiva a experiência de ser atendido pelo programa ALI. “Eu faço uma avaliação muito positiva do programa ALI Rural, porque eu tive um ganho significativo em vários aspectos. Com a orientação técnica do agente, nós estabelecemos metas e prazos para realização de ações na fazenda, e isso foi muito importante para o meu negócio, pois eu passei a ter controle das situações que ocorriam aqui e ter um direcionamento sobre o que eu precisaria executar para evitar perdas”, avaliou Antônio Evaristo Araújo, proprietário da Fazenda Santo Antônio.

Durante visita técnica à Fazenda Santo Antônio participantes do programa ALI Rural conhecem as soluções de inovação implantadas por meio do Ali Rural.
Trabalho importante e inovador – A agente ALI, Sâmia Matos, destaca o trabalho realizado com o produtor. “Além de passar a traçar metas, nós trabalhamos a questão da irrigação, da produção de mudas e foi iniciada a produção de biofertifizantes. E assim que o biofertilizante estiver pronto, o produtor poderá reduzir ainda mais os custos do negócio, uma vez que a adubação que ele usa hoje é toda química”, garante a agente.
Sebrae comemora os resultados
Em outro momento importante do encerramento do programa, no auditório da prefeitura de Vitória do Mearim, o zootecnista Cesar Neto, do Senar, ministrou a palestra “Manejo de pastagem: englobando adubação, irrigação e quantidade correta de animais por área”.
Durante a sua apresentação, o palestrante destacou que alguns produtores já trabalham com piquetes, mas não possuem conhecimento sobre o manejo da pastagem. “Além disso, durante a palestra nós trouxemos esclarecimentos sobre o controle de plantas infestantes, adubação e correção de solo”, afirma César Neto.
O Encerramento do programa ALI rural reuniu 18 participantes, que puderam esclarecer dúvidas e adquirir novos aprendizados sobre o tema. “Pudemos constatar pelos depoimentos, que o acompanhamento da agente de inovação ao longo do ciclo, com aplicação do diagnóstico, identificação e acompanhamento da implementação das soluções propostas, contribuiu para tornar as propriedades mais produtivas e, para uma aproximação maior desse público com o Sebrae”, ressalta Creusa Kelly Rego, gerente adjunta da Regional Sebrae em Santa Inês.
“Pelos depoimentos dos criadores e produtores atendidos, podemos constatar a evolução no processo de gerenciamento da atividade rural, aumentando o rendimento e corrigindo falhas no processo administrativo, tudo isso aliado à adoção de novas tecnologias de manejo, que contaram com a parceria de outras instituições, a exemplo do Senar. Enfim, estamos muito felizes com estes resultados e percebemos a validação do programa quando os benefíciários já demandam o início do novo ciclo do ALI Rural na Região”, afirma Mauricio Lima, gerente Regional do Sebrae em Santa Inês.
ALI Rural
O Sebrae desenvolve o programa AliRural com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e inovação promovendo o desenvolvimento sustentável de áreas rurais. No programa, agricultores familiares, produtores e empreendedores rurais que almejam ampliar seus negócios, são orientados e capacitados por equipes especializadas, por meio de tecnologias estratégicas. Além do direcionamento, o Sebrae promove a criação de redes de negócios, eventos e feiras para produtores rurais experimentarem a troca de informações e novas experiências de negócios. O Alirural é o Sebrae incentivando o empreendedorismo rural e fortalecendo a economia sustentável do Maranhão.

