ASN MA Atualização
Compartilhe

Sebrae reúne secretários de Agricultura da Baixada e Litoral para avaliar ações de 2023 e planejar 2024

Fórum aconteceu em Pinheiro e reuniu nove cidades da Baixada e Litoral Maranhense para avaliar ações e construir estratégias para a agricultura da região
Por Assessoria de Comunicação e Eventos
ASN MA Atualização
Compartilhe
Secretários e gestores discutem políticas de educação empreendedora para a Baixada e Litoral Ocidental maranhense.

Em encontro realizado na última quarta-feira, 06, no auditório do Senac de Pinheiro, o Sebrae reuniu secretários de Agricultura de nove municípios da Baixada e Litoral Maranhense. O fórum teve como objetivo principal a formulação de estratégias de fortalecimento da agricultura nas duas regiões. A ideia é direcionar a atenção, por exemplo, para atividades e culturas com maior potencial de desenvolvimento, que deverão receber atenção no ano de 2024. Culturas como a mandioca, muito conhecida na região, devem ganhar um destaque maior.

O fórum também foi um importante espaço para troca de experiências e exposição das dificuldades, particularidades e semelhanças entre os municípios presentes, em um momento de construção de estratégias de ações coletivas.

Técnicos do Sebrae facilitam o diálogo e a construção das ideias para fomento à inovação e ao empreendedorismo no campo.

“Estamos chegando ao final de 2023 e é sempre importante a gente sentar com os parceiros – e o Sebrae tem sido um parceiro importantíssimo para nossa região em especial para Cururupu – para fazer uma avaliação do ano de 2023 e, consequentemente, já planejarmos as ações para 2024. Nós, que trabalhamos com recursos públicos, precisamos também colocar no papel aqueles anseios e expectativas de desenvolvimento para os nossos agricultores e pescadores. Nesse sentido, o fórum permitiu essa avaliação e também sonharmos para 2024”, pontuou Ivanilson Reis, secretário de Desenvolvimento Agrário, Abastecimento e Pesca do município de Cururupu.

A avaliação do secretário foi feita durante o Fórum, do qual participaram municípios atendidos pelo Programa Agronordeste nas duas regiões, que já chegam a 25. Destes, estiveram representados os municípios de Alcântara, Bequimão, Cajapió, Cururupu, Guimarães, Pedro do Rosário, Pinheiro, Presidente Sarney e Serrano do Maranhão. Na ocasião, secretários e gestores presentes se dispuseram a contribuir na elaboração de um plano de ação que dê suporte ao trabalho em 2024.

José Raimundo Corrêa, secretário de Agricultura do município de Presidente Sarney.

José Raimundo Corrêa é o atual secretário de Agricultura do município de Presidente Sarney. Para ele, esse momento se traduz em esperança. “Em 2023, tivemos várias ações na Secretaria de Agricultura, inclusive alguns cursos que o Sebrae levou para a comunidade da Fazenda Galo, além de cursos do Senac viabilizados pelo Sebrae. Para 2024, estamos com uma grande esperança de que vários trabalhos e ações serão desenvolvidos no município de Presidente Sarney,” disse ele.

Construção – Os secretários e gestores presentes discutiram políticas de apoio e um plano de ação para produtores e atividades econômicas de destaque na Baixada e Litoral. Além disso, a participação das prefeituras é considerada fundamental para a construção e execução de projetos que visam melhorar a qualidade de vida dos produtores e impulsionar a economia da região.

“Hoje nós estamos com a participação de alguns municípios que estão dentro do nosso território, e percebemos o interesse deles em colaborar, trabalhar em conjunto. Esses agentes públicos e produtores têm sido muito participativos nas discussões, nos debates necessários para que este momento de planejamento se torne realidade, trazendo perspectivas de desenvolvimento ainda mais efetivas para o território,” destacou a gerente da Unidade de Negócios de Pinheiro, Nayara Moreira.