ASN MA Atualização
Compartilhe

Sebrae promoveu o II Fórum Regional de Secretários de Educação da baixada e litoral ocidental maranhense

O Fórum representa um marco importante para a educação na região e prevê mudanças positivas no setor.
Por Samia Lourena
ASN MA Atualização
Compartilhe

A Unidade Regional do Sebrae de Pinheiro promoveu, nesta quarta-feira, 29, o II Fórum Regional de Secretários de Educação, no auditório da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O evento teve como objetivo fortalecer ações da Educação Empreendedora na região, contando com a presença de mais de 80 convidados, entre gestores e professores, representando 12 municípios da região da Baixada e Litoral Ocidental maranhense.

Além da equipe da UFMA, representada pelo diretor Alexandre Lima, a equipe do IEMA representada pela gestora Iracyram Correa, a gerente da Unidade de Cultura Empreendedora do Sebrae Maranhão (UCE), Hildene Maia, e a equipe do Sebrae de Pinheiro, também prestigiaram o Fórum.

Secretários e professores compartilharam experiências e ideias com intuito de melhorar a qualidade da educação na regiões da Baixada e Litoral Ocidental maranhense.

“O Fórum de Secretários, na Unidade Regional de Pinheiro teve como proposta fazer com que os secretários conheçam as soluções do Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae. A Regional de Pinheiro se destaca no quesito Educação Empreendedora, com uma atuação bem ampla e dinâmica, principalmente dentro da solução Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). A nossa proposta é cada vez mais diversificar e apresentar novas soluções para que os municípios e esses estudantes possam continuar a jornada da educação aqui na região”, destacou Hildene Maia.

Durante o fórum, foram apresentadas soluções do Sebrae na área da Educação e casos de sucesso que cresceram através de ações encampadas pleo Sebrae, a exemplo do município de Cedral, que teve o caso de sucesso do pequeno Samuel, de 6 anos, apresentado por professoras da Escola Municipal Nelsonita Passinho, onde o menino estuda.

A escola aderiu à Educação Empreendedora através da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), do Programa Nacional da Educação Empreendedora do Sebrae (PNEE). Samuel, mesmo com pouca idade, juntou tudo que aprendeu na escola e decidiu arrecadar latinhas para juntar dinheiro e comprar a própria bicicleta, colocando em prática seu lado empreendedor. Atitude reconhecida pelos moradores da cidade, que enviaram latinhas e dinheiro para ajudar o jovem empreendedor.

Parceiros convidados tiveram a oportunidade de engrandecer o encontro com suas ideias, como Keyla Castro, gerente do Senac de Pinheiro, que apresentou oportunidades de capacitação para professores; além da equipe Alpha, do CEM Dom Ungarelli, também da cidade de Pinheiro, que concorreu na última edição do Desafio Liga Jovem, e compartilhou sua experiência na competição. Gestores do município de Matinha compartilharam experiências na construção e implementação da Lei Municipal de criação da disciplina de Educação Empreendedora no município.

Equipe Alpha, da Escola Dom Ungarelli, de Pinheiro, que disputou as semifinais do Desafio Liga Jovem em 2023, falou sobre a experiência na competição, ressaltando a importância do incentivo aos projetos nas escolas.

“Me senti honrada em ser convidada para esse evento. Um evento maravilhoso, que nos trouxe vários conhecimentos em relação ao empreendedorismo e à inovação. Nós já conhecíamos o JEPP, mas hoje nós vimos muitos outros recursos, muitos programas interessantes e esperamos que essas iniciativas venham também para nossa cidade e que contribuam muito com nossa educação e com a aprendizagem dos nossos alunos’’, pontuou Olívia Sampaio, coordenadora da Educação Básica de Pinheiro.

Fórum – O II Fórum Regional de Secretários de Educação reuniu especialistas em educação e gestores públicos para discutir os desafios e oportunidades para o desenvolvimento da educação na região, abordando temas como o papel dos gestores na melhoria da qualidade do ensino, a importância da inovação e da tecnologia na educação, estratégias para a formação de professores e a valorização da carreira docente.

Mais de 80 participantes estiveram no II Fórum de Secretários de Educação, e puderam conhecer casos de sucesso e detalhes sobre a Educação Empreendedora incentivada pelo Sebrae.

Os debates e reflexões apresentados no Fórum trouxeram importantes contribuições para aprimorar as políticas públicas de Educação na região, especialmente em relação aos desafios enfrentados pelas escolas públicas.

“Estou aqui substituindo o secretário de educação do município de Cururupu, João Braga, e a gente participa desse fórum com intuito de acreditar no sucesso da Educação Empreendedora do nosso município. Os depoimentos que ouvimos aqui foram de suma importância para fortalecer esse nosso contato com o Sebrae de Pinheiro”, afirmou Terezinha Braga, coordenadora geral da Educação de Cururupu.

  • Educação Empreendedora
  • JEPP
  • Pinheiro
  • Sebrae
  • Sebrae Maranhão
  • UR Pinheiro