ASN MA
Compartilhe

Sebrae promove ambiente colaborativo para o desenvolvimento da região tocantina

Por meio da estratégia Territórios Empreendedores, lideranças buscam melhorias para diversos municípios da Região Tocantina, nos eixos de turismo e agronegócio
Por Assessoria de Comunicação e Eventos
ASN MA
Compartilhe

Para avançar na agenda prioritária dos Territórios Empreendedores, o Sebrae Maranhão reuniu lideranças da Região Tocantina, na última quinta-feira (18), em Imperatriz, durante um seminário de monitoramento. Estiveram presentes líderes de que representaram os municípios que integram o projeto na região: Buritirana, Campestre, Imperatriz, Estreito, João Lisboa, Ribamar Fiquene, Porto Franco e Governador Edison Lobão. Davinópolis, Senador La Rocque e Montes Altos também estão em fase de integração do Territórios Empreendedores.

O Seminário contou com lideranças que representaram os oito municípios que integram o projeto.

O Territórios Empreendedores é uma jornada criada pelo Sebrae, que tem por objetivo fortalecer as lideranças locais e promover um ambiente de cooperação e parceria entre municípios, desta forma impulsionando o desenvolvimento regional sustentável. A partir das experiências do Projeto LIDER – Liderança para o Desenvolvimento Regional, já foram definidos os eixos prioritários de trabalho: turismo e agronegócio.

“Na Região Tocantina, essa agenda já foi cumprida, por meio da metodologia do LIDER e agora estamos na fase de transformação. Nesta etapa, fazemos esses seminários de monitoramento das ações em movimento, justamente para que possamos manter a governança ativa, fortalecida, com as agendas em manutenção. Além disso, revisitar as ações já definidas no seminário anterior. Ou seja, temos uma agenda viva, em constante movimento, transformação, e precisamos estar fortalecidos para executar as ações estabelecidas”, explicou Shamia Renata Coimbra Mendonça, coordenadora estadual de Territórios Empreendedores.

Durante o seminário, os grupos reavaliaram as estratégias e ações definidas em dezembro de 2023, bem como o prazo de execução delas. Algumas metas devem ser alcançadas até julho e outras até dezembro de 2024. Entre elas, fortalecer e/ou criar associações/cooperativas e ampliar a cobertura de assistência técnica e extensão rural, no eixo do agronegócio.

Já no turismo, foram definidas como estratégias: formalizar e cadastrar negócios ligados ao setor e criar novos roteiros e atrativos na região, bem como reativar os roteiros viáveis.

Diretor Técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho, destacou a importância de um território integrado para o desenvolvimento regional

Presente no encontro, o diretor técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho, destacou a importância de um território integrado. “Trabalhamos em várias agendas que se conectam dentro da região, considerando os potenciais e as peculiaridades de cada município. Um tem mais potencial para agricultura, outro para indústria, por exemplo, e assim vamos trabalhando essa cadeia produtiva. Acabamos de fechar parceria com a Suzano para incluir os pequenos negócios da região na cadeia de valor da empresa, por meio do Conexões Corporativas, em que vamos desenvolver um projeto que beneficiará empreendedores e potenciais empreendedores urbanos e rurais. Então, o Sebrae tem buscado essa atuação integrada e junto com essas lideranças iremos desenvolver ainda mais nossa região ” destacou.

Durante a discussão das agendas prioritárias, a representante da cidade de Estreito, Rejane Cunha, parabenizou o Sebrae por capacitar os líderes locais, mas também estar junto buscando trabalhar as potencialidades regionais, formando uma grande rede com objetivos comuns, conectando pessoas e buscando resultados para tornar a Região Tocantina uma local melhor para se viver e empreender.

  • Desenvolvimento Territorial
  • Empreendedorismo
  • Região Tocantina
  • Sebrae
  • Territórios Empreendedores