Em uma semana marcada por conquistas e reconhecimentos, o Sebrae Maranhão, por meio de seus dirigentes e técnicos, foi homenageado em eventos realizados em São Luís e nos municípios de Rosário, Chapadinha e Icatu. As honrarias destacaram as contribuições da instituição e de seus representantes para o desenvolvimento regional e fortalecimento do empreendedorismo.
A primeira homenagem veio do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), que, durante as comemorações dos 211 anos da instituição, realizadas nesta sexta-feira (12), outorgou a Medalha do Mérito Judiciário ao Superintendente Albertino Leal e ao Diretor Técnico Mauro Borralho. A honraria aconteceu no Plenário do TJ, com a presença de autoridades e convidados, entre os quais o presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE), Celso Gonçalo, familiares dos homenageados, personalidades e entidades que colaboram significativamente para o progresso da sociedade e para o aprimoramento da justiça.
Albertino Leal, Diretor Superintendente do Sebrae Maranhão, ressaltou a importância da parceria entre o Sebrae e o Tribunal de Justiça do Maranhão, “Nós estamos recebendo hoje, em nome de todos que fazem o Sebrae, a Medalha de Mérito Judiciário. É uma honra para mim estar recebendo esse reconhecimento. Essa medalha simboliza os bons serviços que o Sebrae tem prestado, especialmente nessa parceria com o Tribunal de Justiça”, ressaltou o superintendente.
O Diretor Técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho, destacou a importância da homenagem recebida, “estamos recebendo, neste momento, a Medalha do Mérito Judiciário Antônio Veloso, uma honra pelos serviços prestados pelo Sebrae Maranhão.” Borralho ressaltou que a honraria é um reconhecimento ao esforço coletivo da instituição, “Compartilhamos essa conquista com toda a equipe, todo o time do Sebrae, que tem se dedicado intensamente para alcançar resultados expressivos”, enfatizou.
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão, Celso Gonçalo, também destacou o impacto do Sebrae no desenvolvimento regional: “compartilhamos essa honraria com toda a equipe, todo o time do Sebrae, que tem se dedicado a transformar o empreendedorismo no Maranhão. Essa homenagem celebra os serviços prestados em prol do desenvolvimento dos pequenos negócios em todo o Estado do Maranhão”, comemorou o presidente.
Reconhecimento no Munim – Em Rosário, a Diretora de Administração e Finanças do Sebrae, Édila Neves, recebeu o Título de Cidadania Rosariense, concedido pela Câmara de Vereadores, em projeto de autoria do vereador Valter Costa (PSDB). Com raízes familiares no município, terra de nascimento de seu pai, o presidente da FIEMA, Edilson Baldez, e do esposo, Arias Muniz.
Édila destacou o significado especial da homenagem, “é uma emoção indescritível receber o título de cidadã rosariense. Não é apenas uma conquista pessoal, mas também um reconhecimento ao trabalho que o Sebrae vem desenvolvendo em Rosário. Quero reafirmar o compromisso de continuar contribuindo para o crescimento deste município, fortalecendo o empreendedorismo e a economia local. Esse título me aproxima ainda mais desta terra promissora e de meus agora conterrâneos.”
Ainda em Rosário, o gerente da Unidade do Sebrae em Lençóis-Munim, o advogado David Felipe Amorim, também foi agraciado com o Título de Cidadania Rosariense, por proposição do vereador Valter Costa. A homenagem reconhece o papel do gerente na promoção de parcerias e ações voltadas para o desenvolvimento regional. “Esse título de cidadania reafirma o compromisso do Sebrae aqui na cidade de Rosário, diante de tantas ações que realizamos nos últimos anos. Temos iniciativas como o Festival de Turismo de Aventura, circuitos gastronômicos, apoio às comunidades rurais e projetos voltados para mulheres empreendedoras. Muito obrigado a todos os vereadores da Câmara Municipal e à população de Rosário por todo o apoio e confiança”, frisou David Amorim.
Na sequência, David Felipe Amorim também foi homenageado pela Câmara Municipal de Icatu, que destacou suas contribuições e as do Sebrae para o fortalecimento da economia local e da cultura empreendedora na região.
Homenagens em Chapadinha e Parnarama – Em Chapadinha, a ex-gerente da Unidade de Negócios de Chapadinha, Rosa Amélia, foi agraciada com o título de Cidadã Chapadinhense, concedido pela Câmara de Vereadores em cerimônia no dia 12 de dezembro. O título foi um reconhecimento ao trabalho desenvolvido junto aos empreendedores do município enquanto gestora da Unidade de Negócios do Sebrae em Chapadinha, no período de fevereiro de 2019 a junho de 2024. Entre as ações mais significativas, estão a parceria entre Sebrae e Prefeitura de Chapadinha no programa Cidade Empreendedora e as iniciativas realizadas por meio dos programas ALI Rural, ALI Educação e AgroNordeste.
“Para mim é um orgulho tremendo ver o resultado do trabalho que desenvolvemos, render frutos e ter esse reconhecimento. A presença do Sebrae em Chapadinha e na região do Baixo Parnaíba é muito forte, tivemos muitas realizações importantes que contribuíram para o crescimento econômico e social dessa região”, destacou Rosa Amélia, que já havia recebido o título de Cidadã Urbanossantense em junho deste ano.
Finalizando a série de honrarias, em Parnarama, o coordenador do Núcleo de Atendimento Empresarial (NAE) de Timon, Fábio Bernardes, receberá nesta segunda-feira (16) o título de “Cidadão Parnaramense”, concedido pela Câmara Municipal. O município, atendido pelo NAE Timon, tem se destacado pela realização de importantes ações em parceria com o Sebrae, com destaque para o programa Cidade Empreendedora, que neste ano promoveu iniciativas voltadas ao Empreendedorismo Feminino e ao programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos.
-
-