ASN MA
Compartilhe

Sebrae lança Projeto Avança MEI em São Luís para potencializar o crescimento de microempreendedores individuais

Iniciativa oferece capacitações, consultorias e acompanhamento técnico para fortalecer pequenos negócios e ampliar oportunidades de mercado
Por Assessoria de Comunicação - ASCOM
ASN MA
Compartilhe

Foi lançado nesta terça-feira (22), no auditório Baía de São Marcos, no Complexo Multicenter Sebrae, o Projeto Avança MEI, uma iniciativa da Unidade de Negócios do Sebrae em São Luís. O projeto visa fortalecer a jornada dos microempreendedores individuais por meio de capacitações, consultorias especializadas e acompanhamento técnico. Com foco em organização, planejamento estratégico e crescimento sustentável, o projeto será executado até dezembro deste ano.

Empreendedores participantes do evento comemoram a chegada do Avança MEI como um incentivo para o crescimento dos negócios. (Sebrae/Divulgação)

Durante o lançamento, o superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal, destacou o papel estratégico do projeto e a relevância dos MEIs para a economia maranhense. “O MEI é uma figura fundamental para a economia do estado. Ele representa aquele empreendedor que, muitas vezes, começa por necessidade, mas que, ao se formalizar, passa a ter acesso a uma série de direitos e possibilidades. O Sebrae entra nesse processo como parceiro direto, oferecendo orientação, capacitação, consultoria e incentivo para que esses pequenos negócios cresçam e se conectem a mercados maiores, inclusive fornecendo para médias e grandes empresas. Hoje, mais de 70% das empresas maranhenses são MEI’s, o que mostra a força dessa categoria na geração de emprego, renda e desenvolvimento. Nossa missão com o Avança MEI é justamente impulsionar esses empreendedores, fortalecer suas jornadas e contribuir para o crescimento do estado e do país”, afirmou.

Superintendente do Sebrae Maranhão, Albertino Leal, destaca a importância dos microempreendedores para a economia local. (Sebrae/Divulgação)

Potencial crescente – O Maranhão registra uma movimentação expressiva na formalização de pequenos negócios na categoria de Microempreendedor Individual. Somente em 2024, foram 34.819 novos MEI’s abertos no estado, sendo 11.630 em São Luís. E os números continuam crescendo: de janeiro a abril de 2025, já são 16.052 novos registros no Maranhão e 5.215 apenas na capital, totalizando 131.251 MEI’s ativos no estado.

A gerente interina da Unidade de Negócios São Luís, Paula Waldira Bastos, explicou que o projeto foi estruturado para atender empreendedores em diferentes estágios de maturidade. “Os participantes receberão diagnóstico individualizado, consultorias especializadas e oficinas práticas mensais, além de apoio em áreas como marketing, finanças, regularização, sustentabilidade e aproximação com mercados compradores. A proposta é promover a virada de chave que esses pequenos negócios precisam para crescer de forma estruturada”, destacou.

Paula Waldira Bastos, gerente interina da Unidade de Negócios São Luís, explica as ações do projeto para fortalecer os MEIs. (Sebrae/Divulgação)

Perfis – O Avança MEI contempla dois perfis distintos de microempreendedores: os que estão em fase de maturidade básica, ainda organizando suas atividades, e os que já atuam com maturidade avançada e buscam expandir e consolidar sua atuação no mercado.

Para quem vive o dia a dia do empreendedorismo, a chegada do projeto é vista como uma grande oportunidade. Dallin Reis, da empresa Reis Desenvolvimento Humano, avaliou positivamente a proposta: “Hoje tivemos uma oportunidade incrível de conhecer em primeira mão o Avança MEI, um projeto voltado para as micro e pequenas empresas, com foco em planejamento, organização, oportunidades de negociação e inserção no mercado. Isso facilita muito o dia a dia de quem está na correria, buscando seu espaço. O projeto chega como um grande incentivo, com seis meses de consultorias que nos oferecem crescimento, visibilidade e mais competitividade no mercado”, disse.

A empreendedora Bárbara Matos também compartilhou sua expectativa: “A experiência de conhecer o Avança MEI foi maravilhosa. É um projeto inovador, pensado exatamente para as necessidades de quem empreende. Tenho certeza de que participar vai trazer ótimos resultados para o crescimento e fortalecimento da minha empresa”.

Consultores e equipe da Unidade São Luís do Sebrae, responsáveis pela execução do Projeto Avança MEI, presentes no lançamento para apoiar e orientar os microempreendedores. (Sebrae/Divulgação)

Segmentos mais relevantes – Os dados mais recentes mostram que os principais segmentos de atuação dos MEIs no Maranhão são o comércio varejista de vestuário e acessórios (9.328 registros), minimercados e mercearias (6.291), e serviços de beleza (5.992). Em São Luís, os destaques são o comércio de vestuário (2.663), cabeleireiros e manicures (2.391) e promoção de vendas (2.132), refletindo tendências de consumo e oportunidades do mercado local.

A empreendedora Vilma Cavalcante, do Sítio Doce Cajueiro, ressaltou a importância de fazer parte do projeto e reforçou seu compromisso com o fortalecimento do próprio negócio. “Atendendo ao convite da equipe do Sebrae, participar do lançamento do Avança MEI foi uma excelente oportunidade. Além de conhecer melhor o projeto, estou firmando um compromisso com o crescimento do meu empreendimento. O Sebrae é um grande parceiro nesse processo, e iniciativas como essa nos ajudam a evoluir, adquirir novos conhecimentos e nos posicionar melhor no mercado. O Sítio Doce Cajueiro faz parte da categoria MEI, então não poderia deixar de estar presente nesse momento. Espero que novas oportunidades como essa continuem surgindo, pois estou pronta para seguir participando e fortalecendo minha trajetória empreendedora”, concluiu.

  • #empreendedores
  • Avança MEI
  • capacitações
  • Consultorias
  • Empreendedorismo
  • Meis
  • Sebrae
  • Unidade São Luís