Mulheres de negócio: elas fazem acontecer. Assim foi intitulada a palestra que inspirou empreendedoras em busca de crescimento pessoal e profissional, no Plenário da Câmara Municipal de Itapecuru Mirim, distante cerca de 115 km da capital São Luís. Na tarde desta sexta-feira (15), em torno de 50 mulheres se reuniram no local para participar do I Fórum de Mulheres Empreendedoras de Itapecuru Mirim, realizado pela Prefeitura com a parceria do Sebrae, em alusão ao Dia da Mulher Itapecuruense.
A palestra promovida pelo Sebrae Maranhão trouxe reflexões importantes sobre a vida e estimulou as participantes a buscarem fazer mais e melhor nos negócios, ao mesmo tempo que divertiu o público. “Acho que foi bom mesmo para motivar. Às vezes ficamos para baixo, por conta de alguns problemas da vida, e ficamos sem essa motivação. Chegar em um local assim e ter essa força é muito, muito legal. Eu tenho certeza que vai agregar no ramo que eu já estou começando”, avalia Jamilly Mendes, de 20 anos, que é dona de loja online de moda fitness.
Experiente, o palestrante motivacional Mury Campos, de 69 anos, acredita que o empreendedorismo é um caminho para transformar o mundo. Ele deixou o seu recado: “Temos que fazer diferente, e acreditar que é possível mudarmos o mundo através de nós mesmos, porque nós somos fortes, nós somos maravilhosos, nós somos capazes”.
Outra participante impactada pela ação foi a empreendedora Maria do Rosário, de 59 anos, que possui barraca de lanches no município. “O Sebrae tem agido muito aqui, em Itapecuru, e isso é uma dádiva para a cidade e para todas as mulheres. Essa palestra hoje foi um alavancar na minha vida”, reflete. Ela conta que as atividades realizadas pelo Sebrae sempre agregam: “Cada oficina oferecida traz um aprendizado novo, uma forma de trabalhar e de se relacionar com os clientes, e saber controlar até mesmo seu próprio dinheiro”.
Além da palestra, o Fórum trouxe dois painéis ministrados por representantes de instituições financeiras que abordaram temas como o cooperativismo de crédito e microcrédito.
Apoio
De acordo com a secretária municipal de Política para Mulher, Deise Chaves, Itapecuru Mirim possui muitos pequenos negócios liderados por mulheres. “As mulheres precisam ser motivadas para que elas não desistam dos seus negócios. Vemos a dificuldade que cada uma passa. Por isso, parcerias são importantes, principalmente com o Sebrae”, comenta a gestora.
O Sebrae vem preparando empreendedoras do município para que elas desenvolvam suas atividades com segurança e, assim, alcancem sucesso, afirma a gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Chapadinha, Rosa Amélia Borges. Na palestra, o objetivo foi trabalhar a autoestima delas enquanto empresárias de modo a empoderá-las para que persistam em seus negócios e contribuam para mudar a realidade do território. Esse ano, o Sebrae já realizou cinco oficinas em Itapecuru sobre compra, venda, controle financeiro e outros assuntos.
“Por meio do Cidade Empreendedora, programa do Sebrae em parceria com a Prefeitura, temos contribuído para o desenvolvimento econômico e o empreendedorismo em Itapecuru Mirim, disponibilizando apoio técnico às equipes da Prefeitura e empreendedores locais”, complementa a gerente.