ASN MA
Compartilhe

Sebrae fortalece ações de inclusão socioprodutiva nos municípios do Maranhão

Encontro recente, reunindo técnicos da instituição, permitiu alinhar práticas que impulsionam o empreendedorismo e ampliam oportunidades de geração de renda
Por Assessoria de Comunicação - ASCOM
ASN MA
Compartilhe

O Sebrae Maranhão realizou em São Luís, entre os dias 6 e 8 de outubro, os alinhamentos metodológicos presenciais do eixo de Inclusão Socioprodutiva da estratégia do programa Cidade Empreendedora. A ação capacitou 25 consultores na metodologia das 3 Fases e 23 consultoras na metodologia Força Mulher, fortalecendo a atuação da instituição no tocante às políticas de desenvolvimento social e econômico dos municípios maranhenses.

Equipe do Sebrae recebe capacitação que contribui para fortalecer ações de inclusão no programa Cidade Empreendedora. (Sebrae/Divulgação)

A metodologia das 3 Fases foi apresentada pela instrutora Ana Carolina Machado, credenciada pelo Sebrae Nacional e com vasta experiência na aplicação da metodologia no Rio de Janeiro. Reconhecida pela Fundação Banco do Brasil como Tecnologia Social, a metodologia foi criada pelo Banco da Providência e promove uma jornada de transformação humana e produtiva em três etapas integradas: o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, a capacitação profissional e o estímulo à geração de renda. A proposta visa promover o empoderamento individual e comunitário de pessoas em vulnerabilidade, estimulando a autonomia, a cidadania e a inserção produtiva como caminhos para a redução das desigualdades sociais.

Já a Metodologia Força Mulher, desenvolvida pelo Sebrae TO e disponibilizada para todo o Brasil pelo Sebrae Nacional, foi conduzida pela consultora Adriana de Almeida, uma das idealizadoras da metodologia. Voltada a mulheres em situação de vulnerabilidade social, a metodologia é implementada em parceria com os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e outras organizações locais, como instrumento de inclusão produtiva. Com trilhas de capacitação empreendedora e ações práticas de acesso ao mercado, a iniciativa busca estimular o protagonismo das mulheres, valorizando seus talentos, fomentando a autonomia econômica e contribuindo para o fortalecimento da economia local.

Metodologias focam, entre outros aspectos, estímulo ao empoderamento individual e comunitário de pessoas em vulnerabilidade. (Sebrae/Divulgação)

Alinhamentos – Os dois alinhamentos contaram ainda com o acompanhamento da consultora educacional do Sebrae do Mato Grosso do Sul, Míriam Salomão, que avaliou a qualidade comportamental dos consultores participantes, além da desenvoltura durante as apresentações e interações.

Consultora compartilha conhecimentos e experiências durante capacitação. (Sebrae/Divulgação)

“Por meio do Cidade Empreendedora, a expectativa é atender mais de 100 municípios até 2026, promovendo o desenvolvimento sustentável e transformando a vida de milhares de pessoas em todo o estado, com base no empreendedorismo e na inclusão socioprodutiva”, afirma Larissa Leite, gerente da Unidade de Ambiente de Negócios do Sebrae MA.

Capacitada, equipe técnica vai atuar em ações do eixo inclusão socioprodutiva que ganha impulso no Maranhão. (Sebrae/Divulgação)
  • Capacitaçaõ
  • cidade empreendedora
  • Emprendedorismo
  • inclusão
  • Inclusão Socioprodutiva
  • Medologia 3 Fases
  • Metodologia Força Mulher
  • Sebrae