O Sebrae Maranhão realizou em São Luís, entre os dias 6 e 8 de outubro, os alinhamentos metodológicos presenciais do eixo de Inclusão Socioprodutiva da estratégia do programa Cidade Empreendedora. A ação capacitou 25 consultores na metodologia das 3 Fases e 23 consultoras na metodologia Força Mulher, fortalecendo a atuação da instituição no tocante às políticas de desenvolvimento social e econômico dos municípios maranhenses.

A metodologia das 3 Fases foi apresentada pela instrutora Ana Carolina Machado, credenciada pelo Sebrae Nacional e com vasta experiência na aplicação da metodologia no Rio de Janeiro. Reconhecida pela Fundação Banco do Brasil como Tecnologia Social, a metodologia foi criada pelo Banco da Providência e promove uma jornada de transformação humana e produtiva em três etapas integradas: o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, a capacitação profissional e o estímulo à geração de renda. A proposta visa promover o empoderamento individual e comunitário de pessoas em vulnerabilidade, estimulando a autonomia, a cidadania e a inserção produtiva como caminhos para a redução das desigualdades sociais.
Já a Metodologia Força Mulher, desenvolvida pelo Sebrae TO e disponibilizada para todo o Brasil pelo Sebrae Nacional, foi conduzida pela consultora Adriana de Almeida, uma das idealizadoras da metodologia. Voltada a mulheres em situação de vulnerabilidade social, a metodologia é implementada em parceria com os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e outras organizações locais, como instrumento de inclusão produtiva. Com trilhas de capacitação empreendedora e ações práticas de acesso ao mercado, a iniciativa busca estimular o protagonismo das mulheres, valorizando seus talentos, fomentando a autonomia econômica e contribuindo para o fortalecimento da economia local.

Alinhamentos – Os dois alinhamentos contaram ainda com o acompanhamento da consultora educacional do Sebrae do Mato Grosso do Sul, Míriam Salomão, que avaliou a qualidade comportamental dos consultores participantes, além da desenvoltura durante as apresentações e interações.

“Por meio do Cidade Empreendedora, a expectativa é atender mais de 100 municípios até 2026, promovendo o desenvolvimento sustentável e transformando a vida de milhares de pessoas em todo o estado, com base no empreendedorismo e na inclusão socioprodutiva”, afirma Larissa Leite, gerente da Unidade de Ambiente de Negócios do Sebrae MA.
