Em um esforço contínuo para fortalecer o empreendedorismo feminino na região Pré-Amazônica, a Unidade do Sebrae em Açailândia iniciou a estruturação de mais um Núcleo de Mulheres empreendedoras, desta vez no município de Bom Jesus das Selvas. As primeiras reuniões, ocorridas em janeiro, marcaram o início às atividades do grupo.
Ao todo, já são três núcleos com suporte técnico do Sebrae na região, para incentivar, valorizar e acelerar a jornada de mulheres nos ambientes de negócios. “Contamos com núcleos nas cidades de Cidelândia, Buriticupu e São Pedro da Água Branca, com acompanhamento mensal de consultorias coletivas e individuais, cursos, oficinas, networking e outras atividades”, explicou a analista do Sebrae, Sara Cristina Rocha.
Uma das lideranças desse grupo em Bom Jesus é a empreendedora Juliana Dias, que conta a expectativa para esse trabalho conjunto.
“O pontapé inicial aconteceu quando conseguimos participar do Encontro de Empresarial de Buriticupu, e lá tivemos o primeiro contato com o núcleo de mulheres. Eu, particularmente, fiquei encantada, e como já conheço de perto o Sebrae, e super confio nas metodologias e ações da instituição, fui atrás montar nosso núcleo. Articulamos contatos e hoje temos um grupo bem expressivo de mulheres que empreendem em nossa cidade, sedentas por receber todo o conteúdo, treinamentos, que o Sebrae tem para nos oferecer”, ressalta.
Ela destacou ainda a importância do trabalho em rede, que até o momento já mobilizou 160 mulheres. “Atravessamos tempos difíceis e entendemos que uma classe unida consegue otimizar gastos com campanhas para fortalecer nossas ações” , pondera.
AÇÕES – Em 2023, os núcleos já estruturados tiveram acesso a consultorias e capacitações, em que foram abordados temas sobre gestão financeira, marketing e vendas, por exemplo. Além disso, houve oportunidades de participações nas ações Sebrae, incluindo cursos, palestras, oficinas e trilhas de lideranças.
Outra marca importante foi a realização das feiras de negócios, que é uma oportunidade de fomento da economia local. Além do impacto regional, a Unidade de Negócios promoveu conexões em âmbito nacional, proporcionando oportunidades de networking no Festival Rede Mulher Empreendedora e no Encontro Nacional de Mulheres do Agronegócio. “Esse trabalho em rede impulsiona a construção de negócios sólidos liderados por mulheres em nosso território”, explicou Breno Soeiro, Gerente do Sebrae em Açailândia.
Para mais informações sobre o núcleo de mulheres empreendedoras em Bom Jesus das Selvas e como participar, entre em contato com a Unidade do Sebrae em Açailândia por meio do número (98) 98488-8641.