Produtores rurais da Baixada Maranhense se reuniram, nesta quinta-feira (3), para o 2º Encontro Coletivo do ALI Rural, promovido pela Unidade de Negócios do Sebrae em Pinheiro. O encontro marcou o encerramento do ciclo atual do programa, que tem como foco a melhoria dos processos produtivos e dos controles gerenciais de negócios do setor agrícola. Na ocasião, foram apresentadas as ações desenvolvidas ao longo do ciclo e os resultados alcançados pelo ALI Rural na Regional de Pinheiro.
Entre as iniciativas realizadas pelo Sebrae no território estão o levantamento de demandas, por meio de visitas técnicas e encontros coletivos, e o estímulo a pequenas melhorias no processo produtivo dos negócios atendidos. Através dessas iniciativas, a Unidade do Sebrae em Pinheiro identificou diversos produtores rurais da região com potencial de inovação e promoveu ajustes iniciais às práticas desenvolvidas nas propriedades, impulsionando o crescimento em produtividade e faturamento.

A programação do encontro também contou com uma palestra sobre atitudes empreendedoras no campo, na qual foram destacadas as competências e as características do comportamento empreendedor, as CCEs. As oportunidades, os benefícios e as tendências do empreendedorismo no campo também foram abordadas durante a palestra, ministrada pela consultora credenciada do Sebrae Vanda Pereira.
“Essa palestra atendeu a uma demanda dos próprios produtores rurais que participaram deste ciclo do ALI Rural. Foi um momento importante para reforçar o conhecimento e fortalecer o vínculo com os participantes. Além disso, a programação também apresentou os resultados alcançados ao longo do ciclo, evidenciando o impacto positivo do programa nas propriedades atendidas”, frisou Rosa Amélia, gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Pinheiro.

O produtor rural do município de São Bento, José Eleotério, foi um dos participantes do evento. Ele conta que seu negócio da área de piscicultura cresceu de forma significativa após o apoio recebido pelo ALI Rural. “Com o programa, passei por uma verdadeira mudança de comportamento. Aprendi a conduzir melhor minha produção e a gerenciar meu negócio de forma mais eficiente. Isso fez toda a diferença e ajudou a impulsionar os resultados. Antes, eu produzia entre 300 e 400 quilos de peixe por ano. Hoje, esse número chega a cerca de 4 a 5 toneladas”, ressaltou.
Luís Carlos Pimenta, produtor rural de mandioca da comunidade São Marcos, em Pinheiro, destacou a importância do encontro para compreender atitudes empreendedoras no campo e aplicá-las no dia a dia da produção. “O Sebrae é um grande parceiro da comunidade São Marcos. Esse encontro foi muito proveitoso, principalmente na área do conhecimento, trazendo informações sobre a importância da valorização das atividades no campo como oportunidade de crescimento profissional”, disse.

Ao fim do evento, também foi apresentado aos participantes os benefícios de realizar o Empretec, seminário intensivo do Sebrae voltado ao desenvolvimento de características de comportamento empreendedor. Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o programa é realizado no Brasil exclusivamente pelo Sebrae, com programação que inclui 60 horas de capacitação e diversas atividades práticas.