O Sebrae e a Suzano firmaram parceria para capacitação de microempreendedoras no estado, dando mais um passo para fortalecimento dos pequenos negócios liderados por mulheres no Maranhão e, particularmente, na área de atuação da Suzano. A cerimônia de assinatura do termo de compromisso entre as instituições ocorreu na última quinta-feira (20), no estande do Sebrae, na Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz (Fecoimp) e marcou o início do programa “Semear Delas”.
O Semear Delas é uma iniciativa que visa o desenvolvimento e a capacitação de mulheres empreendedoras nas comunidades nas quais a Suzano atua na região. O objetivo é impulsionar a economia local, aprimorar a cadeia de fornecedores da empresa e estabelecer parcerias sustentáveis a longo prazo.
“Essa parceria com a Suzano é um passo importante na promoção e fortalecimento do empreendedorismo feminino na região, visto que as mulheres representam cerca 35% dos negócios do Maranhão. Com este projeto, nosso objetivo é capacitar mulheres empreendedoras e aquelas que aspiram empreender, incentivando a melhoria constante e a sustentabilidade de suas atividades. Nesta edição do programa, estamos focados em capacitar 40 mulheres empreendedoras”, explicou o presidente Celso Gonçalo.
Metodologia – De forma gratuita, o Semear Delas oferece um conjunto de recursos incluindo aulas, consultorias individuais, oficinas de gestão financeira e palestras sobre tributação especial e responsabilidade socioambiental. Um trabalho que busca a melhoria da qualidade na gestão, otimização dos processos, redução dos custos, bem como criar mais oportunidades de negócios por meio da orientação sobre boas práticas de gestão, inovação e dos princípios de responsabilidade legal e socioambiental.
“A Suzano acredita no potencial econômico da região tocantina e o Programa Semear Delas é uma das iniciativas que irá contribuir com o desenvolvimento e capacitação de micro e pequenas empresas das regiões de atuação da Suzano. O programa está alinhado com a nossa meta de retirar pessoas da linha de pobreza, auxiliando essas mulheres, chefes de família, a terem melhores condições de vida, por meio do empreendedorismo”, explica André Becher, coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano.