ASN MA Atualização
Compartilhe

Sebrae e Sala do Empreendedor de Porto Franco realizam capacitação para microempreendedores atuarem no Carnaval

A oficina abordou boas práticas de atendimento e teve como público-alvo os microempreendedores individuais do setor de alimentação
Por Paula de Társsia
ASN MA Atualização
Compartilhe

Microempreendedores Individuais (MEI’s) do setor de alimentos, da cidade de Porto Franco, participaram de uma capacitação sobre boas práticas de atendimento. A oficina ministrada pelo Sebrae em parceria com a Prefeitura, por meio da Sala do Empreendedor, é em resposta à demanda local, visto o aumento no fluxo de pessoas no período carnavalesco, bem como o aquecimento de vendas.

Dentre os assuntos, a capacitação abordou elementos que impactam no atendimento, o papel do atendente, fórmula de satisfação e outros ( Foto: Divulgação).

Entre os assuntos abordados na capacitação, estavam elementos que impactam no atendimento, o papel do atendente, fórmula de satisfação, custo, preço e valor. Dados de um levantamento do Sebrae mostram que o setor de alimentos e bebidas é um dos mais favorecidos pela folia de Momo, seja nas festas de rua ou nas festas privadas. Por isso, este foi o público-alvo escolhido para a oficina.

“A ação foi uma parceria com o município, a partir do levantamento da necessidade local dos pequenos negócios, com foco no atendimento ao público da cidade, mas também aos visitantes neste período. Sabemos que o bom atendimento é essencial em qualquer empreendimento”, explicou a gerente do Sebrae de Imperatriz, Márcia Martins.

O circuito carnavalesco de Porto Franco ocorrerá de 17 a 21 de fevereiro, na avenida Valentim Aguiar ( Praça da Família), com boas perspectivas na movimentação da economia local. As festividades contarão com grandes atrações nacionais, locais e regionais, além do desfile do tradicional Bloco Periquitos da Madame.

“Nosso tradicional Carnaval vai receber caravanas de diversos lugares e, por isso, realizamos a capacitação com objetivo de proporcionar um bom atendimento aos clientes. A festa carnavalesca impulsiona o desenvolvimento local com a geração de empregos temporários e renda extra para a nossa população, fomenta o comércio, o transporte, o setor de hotelaria, além de divulgar a cultura popular”, destacou o prefeito de Porto Franco, Deoclides Macedo.

Em todo o país, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que o Carnaval de 2023 deverá movimentar R$ 8,18 bilhões em receitas. A CNC destaca que as atividades econômicas tradicionalmente envolvidas com o principal evento do setor turístico alcançarão um volume financeiro 26,9% maior que no ano passado.

Capacitação foi uma parceria do Sebrae com o Município de Porto Franco, em atendimento à demanda local da cidade que deve receber turistas no carnaval(Foto: Divulgação).

Sala do Empreendedor

A Sala do Empreendedor faz parte do programa Cidade Empreendedora, que contribui para a transformação local, por meio de políticas de desenvolvimento nas esferas social e econômica, no aprimoramento do ambiente de negócios e na promoção das pequenas empresas.

O espaço tem como objetivo incentivar a legalização de negócios informais, facilitar a abertura de novas empresas e regularizar as atividade informais, além de oferecer serviços e capacitações aos Microempreendedores Individuais (MEI).

No Maranhão, são 136 Salas do Empreendedor, as quais em 2022 realizaram mais de 37 mil atendimentos em todas as regiões do estado. No Brasil, são mais de 2.800 salas, espalhadas nos 5.568 municípios brasileiros.

  • cidade empreendedora
  • Empreendedorismo
  • sala do empreendedor