A partilha de ideias, experiências e saberes deu o tom do primeiro encontro da capacitação “Quando eu Quero Acontece: trilha de apoio para mulheres empreendedoras”, realizada pelo Sebrae em parceria com a marca Quero, que compõe o grupo Kraft Heinz no Brasil, no SebraeLab, nesta segunda-feira (22).
Durante todo o dia, 50 mulheres que se dedicam ao preparo e comercialização de alimentos de todos os cantos da Ilha de São Luís assistiram a palestras com temáticas voltadas para o desenvolvimento de suas capacidades, tanto técnicas quanto emocionais, sempre recheadas com momentos dinâmicos e de interação.
O dia começou com as saudações de boas vindas feitas pela Analista Técnica do Sebrae, área de Competitividade, Marisa do Amparo, e pela representante da Quero, Laura Arães, esta de forma virtual. Amparo destacou o papel do Sebrae no apoio às mulheres que têm o próprio negócio.
“O objetivo dessa parceria entre o Sebrae Maranhão e a Quero, feita através do nosso programa de conexões corporativas, é fomentar o empreendedorismo feminino, capacitando essas mulheres que fazem parte do expressivo número de cerca de 300 mil mulheres que estão à frente de negócios em nosso estado”, ressaltou Marisa do Amparo.
Em seguida, a primeira oficina do dia, com a especialista em empreendedorismo feminino Genaisse Palavra, que focou no desenvolvimento de soft skills das participantes e sobre a importância de cada uma delas se conectar com outras mulheres que estão trilhando caminhos semelhantes.
“As mulheres são muito pelo coletivo, não pelo individualismo, e formam parcerias naturalmente. Estamos aqui compartilhando conhecimento e fazendo conexões, e todas elas já tem ótimos comportamentos de empreendedoras, mas estamos trabalhando para fortalecer essas ideias, gerir as ferramentas que elas já tem e colocar em prática novos comportamentos”, destacou a especialista.
Fabiana Lima Vieira, que está em sua primeira capacitação com o Sebrae, destacou o aspecto educacional da trilha e a oportunidade de aprender coisas novas para o seu negócio, além de compartilhar esse conhecimento com outras mulheres.
“Aqui a gente vê como empreender melhor, saber mais coisas e levar para fora daqui coisas como a comunicação, o trato com os clientes”, ressaltou a ludovicense, que trabalha comercializando lanches no Centro de São Luís.
À tarde, o treinamento ficou a cargo de Jeanne Garcia, consultora e instrutora empreendedorismo feminino e redes sociais, que falou sobre como as mídias sociais são fundamentais para alavancar negócios e explicou como as empreendedoras podem usar no dia a dia, e sem grandes mistérios, plataformas como o Instagram, para se conectar com os clientes, gerar valor e, claro, renda.
Garcia também pontuou sobre a importância da positividade ao lidar com os desafios de ter o próprio negócio. “Temos que trabalhar com metas realistas, o que podemos alcançar e ao mesmo tempo inovar sempre, testar novas possibilidades. Temos que celebrar nossas conquistas, nossas vitórias e não deixar ninguém nos desmerecer. Precisamos também nos conectar com outras pessoas, que possa agregar, nos dar feedbacks interessantes”, destacou.
Já Karliane Aquino, que trabalha com a venda de geladinhos gourmet, contou que o Sebrae a ajudou a entender que precisava se formalizar para ter mais segurança em seu negócio e que se sempre que pode está nas capacitações ofertadas.
“Estou aqui com muita vontade de aprender e de expandir minha visão e ter um leque maior de oportunidades, fazendo networking e conhecendo outras empreendedoras”, frisou.
-
O primeiro dia de encontro terminou com um sorteio de brindes. A capacitação “Quando eu Quero Acontece: trilha de apoio para mulheres empreendedoras” ainda terá dois dias de atividades, na próxima segunda, 29, e no dia 5 de agosto.