O Sebrae participou, em Capinzal do Norte (MA), de um dia de mobilização com foco no empoderamento feminino, por meio do programa “Mulheres em Formação”, lançado no último dia 12 de agosto. A iniciativa, que integra as ações do “Agosto Lilás”, é fruto de uma parceria com a Prefeitura, por meio das Secretarias da Mulher, Assistência Social e Juventude.
O Agosto Lilás é uma campanha nacional voltada à conscientização e combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. A primeira-dama de Capinzal de Capinzal do Norte, Carla Campos, explica o objetivo da ação: “O principal objetivo dessas ações é que queremos que as mulheres se conscientizem de que elas precisam denunciar os maus tratos, que elas precisam se libertar de pessoas que a maltratam de alguma forma e buscar ajuda”, afirmou.
No município, a proposta do “Agosto Lilás” visa investir no empoderamento feminino por meio da qualificação profissional, criando caminhos reais para autonomia financeira.
“Para mim como mulher, sempre é um prazer estar incentivando as mulheres. Porque as vezes, as mulheres não sabem o poder e a força que elas possuem, faltando apenas um pequeno despertar. Muitas descobrem cedo, outras mais tarde, mas nunca é tarde para as mulheres descobrirem o poder que elas têm, investindo em si mesma, se empoderando, sendo auto suficiente, tanto na área financeira, quanto em qualquer área da vida”, destaca Roberta Regina, advogada, especialista em Administração pública, palestrante convidada pelo Sebrae.

Missão – O Sebrae participa com a missão de aliar capacitação técnica ao desenvolvimento de competências empreendedoras, preparando as participantes para transformar seus conhecimentos em renda e independência.
“O Sebrae traz para Capinzal do Norte, uma leva de eventos voltados para mulheres de diversas idades. São cursos de capacitação, de qualificação, que irão melhorar e fortalecer o empreendimento dentro do município, além de elevar a autoestima e transformar a realidade dessas mulheres”, explica Ana Carla, Gestora de Empreendedorismo Feminino do Sebrae Presidente Dutra.
Cronograma – O cronograma de atividades começou no final de julho, com o período de inscrições. Entre os dias 25 e 28, serão realizados os cursos, e no dia 29 haverá a culminância da campanha, com palestra sobre estratégias para transformar talento em renda, e exposição de produtos e entrega de certificados.
Com o tema “Mulher Empoderada é Mulher Protegida”, o programa oferece ainda cursos nas áreas de artesanato, beleza e culinária, como: biojoias, panificação para iniciantes, artesanato em fibras. A ideia é transformar habilidades em oportunidades, capacitação em fonte de renda, e ainda desenvolver competências de gestão e visão de negócio.
Dona Osvaldina Silva faz parte da Associação de mulheres quebradeiras de coco de Capinzal do Norte, e destacou a importância da iniciativa: “eu acho muito importante esse evento porque é um sinal que nossa cidade está crescendo mais em conhecimento, principalmente, sobre o assunto violência contra a mulheres. É muito importante trazer essa discussão para nossa cidade e para nós mulheres que somos mães, guerreiras, lutadoras, para que a gente possa viver aonde a gente quiser, ter paz e ter união. Eu amei e incentivo outra as mulheres a virem participar”, finalizou.