Em reunião realizada na última terça-feira (11), Sebrae e a prefeitura de Balsas assinaram o termo de renovação do programa Cidade Empreendedora, para o ciclo 2023-2024. Participaram do encontro o gerente regional do Sebrae em Balsas, Diógenes Souza, o vice-prefeito de Balsas, Celso Henrique, o secretário Márcio Nunes e o subsecretário Roberto Marques (Desenvolvimento Econômico e Turismo) e Adriano Tito (Articulação Política).
A prefeitura reconheceu os avanços alcançados por meio do programa Cidade Empreendedora. “Sem o Sebrae a gente não conseguiria estar onde o município de Balsas está. Os números que nós temos hoje demonstram que o trabalho vem dando certo. A gente só tem a agradecer continuando com o Cidade Empreendedora. Essa parceria vai continuar e atingindo os objetivos e gerando emprego e renda. E além do empreendedorismo, que venha a inovação”, ressalta o vice-prefeito de Balsas, Celso Henrique.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Márcio Nunes, neste terceiro ciclo, o foco será a implementação de soluções nos eixos de agricultura familiar e turismo. “São eixos importantíssimos para podermos fomentar a economia do nosso município. Já avançamos em várias ações e já foram feitas várias entregas. Mas, sabemos que podemos desenvolver mais esses eixos para que essa economia possa ser cada vez mais forte”, destaca o secretário.

O gerente regional do Sebrae em Balsas, Diógenes Souza, ressalta que, desde 2019, várias ações foram implementadas como o mapeamento turístico de Balsas e a inauguração da Sala do Empreendedor. “O cidade empreendedora é um programa que percorre todo o estado. E o Sebrae está ladeado com a Prefeitura para promover o desenvolvimento a partir dessas importantes cadeias”, reforça o gerente.
Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor
O prefeito de Balsas, Erik Silva, venceu, no ano passado, a XI etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE), na categoria Inovação e Sustentabilidade, com o Programa Educa Balsas.
O PSPE tem por objetivo reconhecer gestores municipais que colocam os pequenos negócios na pauta prioritária de seus programas de governo, considerando o empreendedorismo como um forte vetor na promoção do desenvolvimento local
Cidade Empreendedora
O sucesso do programa foi reconhecido pelo Governo do Estado que anunciou a ampliação da parceria com o Sebrae que atualmente atende 53 municípios maranhenses. Quando adere ao Cidade Empreendedora, o município passa a contar com um conjunto de soluções que visam fomentar o desenvolvimento local, aprimorar várias linhas de atuação da gestão pública, fortalecer o empreendedorismo e os pequenos negócios e impulsionar o desenvolvimento socioeconômico por meio de estratégias produtivas.