“O programa Cidade Empreendedora trouxe para Morros a Sala do Empreendedor, onde eu pude tirar meu negócio do papel e me ver como empreendedor, alguém que produz, cresce e pode ajudar sua comunidade, seu município e seu estado a crescer também”. A declaração é do comerciante de hortaliças e legumes e fabricante de sucos de frutas concentrado da região do Munim, José Domingos Amaral, que conseguiu dar um salto no seu negócio e crescer depois de ter se formalizado como Microempreendedor Individual (MEI).
-
Para multiplicar por todo o estado histórias como essa do Sr. José Domingos, Sebrae e o Governo do Estado do Maranhão iniciaram, esta semana, a construção da maior ação de fomento ao empreendedorismo já realizada nos municípios maranhenses, unindo esforços para garantir grandes resultados.
-
De acordo com o governador Carlos Brandão, a ideia é levantar e cruzar o plano de governo e atividades previstas em cada secretaria de estado com ações e soluções do portfólio Sebrae que possam ser executadas em conjunto, com o apoio das prefeituras, a fim de potencializá-las e, sobretudo, otimizar os resultados para melhorar o ambiente legal e as condições de competitividade para os pequenos negócios já instalados ou que venham a se instalar ou formalizar nos próximos meses no estado.
-
“Discutimos grandes parcerias para fomentar o desenvolvimento do Maranhão, como o programa Cidade Empreendedora, que iremos estender para todos os municípios do nosso estado. Além disso, queremos a continuidade das capacitações aos donos de micro e pequenas empresas da área do Itaqui-Bacanga que prestam serviço à região portuária, assim como as ações de fortalecimento do nosso agronegócio e agricultura familiar, dando todo o suporte técnico necessário aos nossos produtores e estimulando os arranjos produtivos locais. Com certeza, no nosso governo, o Sebrae será um grande parceiro de nossos programas e ações, contribuindo com seu portfólio, seu apoio técnico e capilaridade”, sinalizou o governador Carlos Brandão.
-
As articulações para a construção desse plano conjunto foram iniciadas essa semana, em reunião no Palácio dos Leões, com a presença do Governador Carlos Brandão, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae estadual, Celso Gonçalo, os diretores executivos da empresa – Albertino Leal (superintendente), Mauro Borralho (diretor técnico) e Edila Neves (diretora de Administração e Finanças) e demais técnicos, além do secretário de Estado de Indústria e Comércio, Cassiano Pereira e equipe.
-
“O diálogo foi importante para estreitarmos ainda mais essa parceria com o Governo do Maranhão e alinharmos as expectativas a partir deste ano. Aproveitamos o momento para apresentarmos outras soluções do portfólio Sebrae que foram, inclusive, bem aceitas pelo governador Carlos Brandão que, novamente, deposita sua confiança no trabalho e atuação do Sebrae, em um diálogo aberto e a favor do desenvolvimento do estado. Estamos bem esperançosos em continuar contribuindo para que o nosso Maranhão cresça e gere riqueza e renda para os maranhenses”, destacou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Estadual, Celso Gonçalo.
-
Para o secretário de Estado de Indústria e Comércio, Cassiano Pereira, o Sebrae pode contribuir para as novas ações e atividades idealizadas pelo Governo do Estado. “O suporte técnico do Sebrae, que vem com toda a expertise da instituição para executar algumas dessas novas atividades, será fundamental para obtermos melhores resultados no avanço do empreendedorismo. Com a continuidade do programa Cidade Empreendedora, teremos, também, gestões públicas mais capacitadas para gerar mais emprego e renda aos munícipes, fomentando a economia local e ajudando o Maranhão a crescer”, apontou.
-
Cidade Empreendedora
Iniciada em 2021, a parceria do Sebrae e Governo do Estado por meio do Programa Cidade Empreendedora beneficiou 53 municípios com ações de fomento ao empreendedorismo, tendo repercussão direta no ambiente legal voltado ao apoio dos pequenos negócios, melhoria da gestão desses empreendimentos, capacitação de empreendedores, participação das micro e pequenas empresas nas compras públicas e, também, favorecendo mudanças na gestão municipal com o uso das ferramentas e estudos disponibilizados às prefeituras.
-
Em 18 meses de trabalho, a parceria nos 53 municípios gerou resultados que já apontam para um cenário de transformação na economia local, envolvendo uma população de 2,6 milhões de pessoas – o correspondente a 37% da população do Estado e mais de 50,4 mil pequenos negócios, sendo cerca de 37 mil microempreendedores individuais, 11 mil microempresas e 1,8 mil empresas de pequeno porte. Em 93% dos 53 municípios atendidos pelo programa nessa parceria com o Governo do Estado, o saldo de empregos nos pequenos negócios foi positivo, com 4,5 mil empregos formais em Balsas (1º lugar), 2,7 mil em Açailândia (2º lugar) e 1,8 mil em Timon (3º lugar) e 1,4 mil em São José de Ribamar (4º lugar).
-
De acordo com o Prefeito de Parnarama, Raimundo Silveira, a cidade tem tradição empreendedora, com capacidade de estruturação de políticas públicas e o Programa Cidade Empreendedora incentivou a população a empreender mais ainda. “Com a parceria do governo do Estado e do Sebrae conseguimos dar andamento ao grande desafio que tivemos de fazer a retomada da economia, do emprego e contribuir para que nossos empreendedores conseguissem desenvolver os seus negócios”, comentou.
Para o prefeito de São José de Ribamar, Dr. Julinho, o programa contribuiu com a gestão pública satisfatoriamente. “Implantamos políticas públicas voltadas para o desenvolvimento local, por meio de programas, principalmente aqueles que incentivam o empreendedorismo em nossa cidade. Trabalhamos nos eixos Desburocratização e Compras Públicas, com o objetivo de atrair mais emprego e renda aos ribamarenses”, afirmou o prefeito.
-
Maranhão Mais Empreendedor
Além do Programa Cidade Empreendedora, o governador Carlos Brandão sinalizou que o governo vai ampliar também a parceria que une o Sebrae e a EMAP em ações de capacitação e inovação que beneficiam mais de 1.504 empresas da área Itaqui Bacanga, no programa batizado de Maranhão Mais Empreendedor.
-
“O governador nos sinalizou que a intenção é aumentar o número de empresas beneficiadas, fortalecer as ações de capacitação e preparar melhor os pequenos negócios para que possam atender toda a demanda de empesas de grande porte que se instalam em nossa capital. Já estamos trabalhando na reformulação do programa e das soluções que podemos desenvolver nessa perspectiva”, afirmou o diretor superintendente Albertino Leal.
-
De acordo com o diretor técnico do Sebrae, Mauro Borralho, no primeiro ciclo da parceria com a EMAP já se verificaram resultados significativos. “Realizamos 5.402 consultorias nas áreas de planejamento estratégico, mercado, inovação, finanças e organização de pessoas. Dos 1.504 empreendimentos visitados, 62% são microempreendedores individuais, seguidos de 37% de microempresas e 1% de empresa de pequeno porte. Desse total, 52% desses empreendimentos são liderados por mulheres. Quanto aos segmentos de negócios, os mais predominantes são na região comércio varejista vestuário/acessórios, material de construção, mercadorias em geral com predominância de produtos alimentícios e de produtos farmacêuticos sem manipulação de fórmulas, assim como os empreendimentos da área de beleza, como cabeleireiro, manicure/pedicuro”, reforçou o diretor técnico do Sebrae, Mauro Borralho.
-
Próximos passos
Nas próximas semanas, os técnicos do Sebrae e Seinc, responsáveis por dar encaminhamento à parceria, devem se reunir com a diretoria da FAMEM para alinharem as formas de adesão das prefeituras maranhenses ao novo ciclo do Cidade Empreendedora. Em seguida, serão feitos alinhamentos com a participação de todas as secretarias estaduais, para, então, apresentar o novo formato do programa no Maranhão.
-
“Não tenho dúvidas que o Maranhão está no caminho certo. Além do Sebrae vamos fazer parcerias com todo o Sistema S para, juntos, trabalharmos incansavelmente pelo desenvolvimento do Estado”, finalizou o governador Carlos Brandão.