Em sua busca constante por facilitar a qualificação produtiva e oferecer capacitação ao contingente de trabalhadores autônomos ou ainda sem CNPJ, o Sebrae no Maranhão assinou um Termo de parceria com o Banco do Nordeste (BNB). A partir de agora, clientes do CrediAmigo – programa do BNB -, que estiverem em situação de informalidade, serão orientados aos cursos e consultorias do Sebrae, além do processo de cadastramento do MEI. O acordo ainda conta com a parceria da Sala do Empreendedor e da Prefeitura de São Luís.
O termo de parceria foi assinado pelo diretor-superintendente do Sebrae, Albertino Leal, pelo superintendente estadual do Banco do Nordeste, Isaac Nascimento e o presidente da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Amdes), Felipe Mussalem. A solenidade aconteceu no auditório do Sistema Nacional de Emprego (Sine), no bairro do Anjo da Guarda, em São Luís, na manhã desta terça-feira (5).
Também participaram do evento, o gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em São Luís, Mauro Formiga; gerente da Unidade de Serviço Financeiro do Sebrae, Jaime Coelho; do gestor estadual da sala do empreendedor, Campo Jr. E, também, do gerente estadual de Estratégias do CrediAmigo, Marco Aurélio, e o gerente de Negócios do BNB, Cesar Ney. O momento contou ainda com a comunidade empreendedora tanto do Anjo da Guarda quanto de bairros adjacentes.
O diretor-superintendente do Sebrae, Albertino Leal, destacou a importância da parceria e como os empreendedores serão beneficiados com a ação. “Junto com o Sebrae, o BNB simplificará e agilizará o processo de formalização e financiamento de crédito para o pequeno empreendedor, instrumentos capazes de fazer com que ele cresça. Esta parceria beneficiará tanto aqueles que não são empresários ainda, quanto a quem já tem um empreendimento e precisa de orientações para torná-lo maior e mais bem qualificado e gerenciado”, destacou Albertino Leal.
Já o superintendente Isaac Nascimento, afirmou que a parceria com o Sebrae é a formalização de um trabalho que já existe. “Estamos oferecendo, além de orientação, a possibilidade de acesso ao crédito. A parceria entre o BNB e o Sebrae cada vez mais se consolida, e o nosso desejo é que possamos dar sempre apoio ao pequeno empreendedor. Temos muitos clientes que não são formalizados, e acreditamos que seja importante trazê-los para o MEI, que possam ter CNPJ, e consigam até mesmo mais linhas de crédito junto ao Banco do Nordeste”, frisou Isaac.
70% do público do CrediAmigo são mulheres
No Banco do Nordeste, as mulheres correspondem a 70% da carteira ativa do CrediAmigo. Marco Aurélio, que é gerente estadual do CrediAmigo, informou que o público feminino do programa é bastante empreendedor.
Antônia Morais, 61 anos de idade, desde seus 23 atua como dona de um pequeno comércio de produtos alimentícios e itens para casa. O seu negócio está instalado em sua própria residência, no bairro do Anjo da Guarda. Ela disse que apesar de quase quarenta anos como autônoma, ainda não é MEI. “Já tive carteira ativa do CrediAmigo por muito tempo. Quero voltar a investir com potencial no meu negócio, e por isso busco nova linha de crédito pelo programa do BNB. Mas não apenas isso, quero me capacitar e me formalizar, para que eu consiga bons resultados nas minhas vendas”, frisou Antônia Morais.
Já a manicure Marciane Mendes, 40, que também mora no Anjo da Guarda, disse estar em busca de informações sobre financiamento e processo de formalização, por meio do MEI. “Tenho experiência de 15 anos no ramo de manicure, e sei da importância de uma capacitação voltada para as demandas do mercado de trabalho. Quero investir no meu negócio, torná-lo mais atrativo e rentável”, disse Marciane.
Ação de crédito
Como parte da programação do Mobiliza São Luís, ocorreram palestras e atendimentos voltados para o crédito orientado e assistido. As palestras aconteceram nos bairros Cohab e Anjo da Guarda, em São Luís, e nas cidades de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.
-