Com foco no fortalecimento das políticas públicas e na construção de uma cidade mais segura e justa para as mulheres, foi realizado na manhã da última quinta-feira (17), na Câmara Municipal de Santa Inês, o painel “Cidade que Cuida: Como fazer de Santa Inês um lugar melhor para as mulheres viverem”. O evento faz parte do projeto “Te Alui, Mulher”, desenvolvido pela Defensoria Pública do Estado do Maranhão e a Câmara Municipal de Santa Inês, por meio da Procuradoria da Mulher.
Para Andréia Lauande, coordenadora do núcleo psicossocial da Defensoria Pública do Estado do Maranhão, educação em direitos e empregabilidade é o caminho para melhorar a vida das mulheres maranhenses.
“É uma satisfação estar em Santa Inês para mais uma edição do programa ‘Te alui, mulher’. Esse programa visa articulação de educação em direitos com os serviços públicos, principalmente articulando o campo da empregabilidade das mulheres, através de cursos rápidos apresentando as oportunidades que elas têm no território para vencer a violência que sofrem e a vulnerabilidade,” relatou.

A proposta do painel foi promover um espaço de escuta coletiva e diálogo interinstitucional para debater desafios e propor soluções em torno de temas como violência de gênero, oportunidades por meio do empreendedorismo feminino, saúde e cidadania. Além do Sebrae, representantes de órgãos como Senac e Secretaria Municipal de Saúde participaram ativamente das discussões. O painel destacou a palestra da 1ª subdefensora-geral do Estado, Cristiane Marques, que apresentou o cenário preocupante do Maranhão, índices que indicam São Luís como a segunda pior capital para as mulheres. Dados que ressaltaram a importância de manter a pauta dos direitos das mulheres em evidência.
“É muito importante que a gente sempre fale sobre a questão dos direitos das mulheres, principalmente destacando a violência contra a mulher, que ainda é um problema muito grave na nossa sociedade. À medida que a gente mantém esse assunto em pauta, discutindo o tema, nós provocamos toda a sociedade para construir soluções para tornarem as cidades mais seguras para nós mulheres vivermos, disse Cristiane.”
Sebrae destaca ações desenvolvidas nos territórios maranhenses
O Sebrae de Santa Inês foi um dos destaques do painel, levando à discussão sobre o papel do empreendedorismo no empoderamento feminino e na transformação social. A analista e gestora de empreendedorismo feminino da Unidade de Negócios do Sebrae de Santa Inês, Elayne Tinoco, enfatizou a relevância do encontro.
“É extremamente importante que nós nos reunamos em eventos como este. A convite da Procuradoria da Mulher, estamos discutindo como tornar Santa Inês uma cidade melhor para nós mulheres vivermos. Estamos reunidos com diversas instituições, diversas mulheres, para dialogar sobre essa pauta que é muito importante em diversos sentidos — não só quando se trata de empreendedorismo, mas também para criar um ambiente seguro para nós mulheres,” disse a analista.
O Sebrae desenvolve uma série de ações voltadas ao fortalecimento do empreendedorismo feminino, por meio de programas de capacitação, consultorias, mentorias e redes de apoio, a instituição busca promover o acesso das mulheres ao mercado, ampliar suas oportunidades de crescimento profissional e fomentar ambientes mais inclusivos e igualitários. Essas iniciativas visam não apenas o desenvolvimento de competências empreendedoras, mas também a criação de condições para que as mulheres empreendam com segurança, sustentabilidade e impacto social positivo.
A vereadora e procuradora da mulher de Santa Inês, Elayne Lira, afirma que o evento foi construído com foco em ações concretas e com a presença de instituições que já atuam diretamente no atendimento e apoio às mulheres no município.
“O objetivo desse evento é assegurar os direitos das mulheres. Através da Defensoria Pública do Estado do Maranhão, da Procuradoria Especial da Mulher e da Câmara Municipal de Santa Inês, nós estamos realizando esse evento, convidando as mulheres que estão à frente de diversos órgãos que já fazem trabalhos com as mulheres, Sebrae, Senac, Secretaria Municipal de Saúde, para juntos tornarmos Santa Inês um espaço melhor para as mulheres viverem,” contou a vereadora.

Te Alui, Mulher – O painel faz parte das ações do projeto “Te Alui, Mulher”, iniciativa da Defensoria Pública maranhense voltada para o enfrentamento à violência de gênero e o fortalecimento de políticas públicas nos municípios do interior do estado. O evento propõe-se a ser um espaço de diálogo e escuta coletiva sobre políticas públicas e ações voltadas à promoção da dignidade, segurança e qualidade de vida das mulheres.
Ao reunir diferentes vozes e experiências, o evento se tornou espaço estratégico para pensar um novo modelo de cidade, mais acolhedora, justa e segura para todas as mulheres de Santa Inês.