Diminuir custos, aumentar a lucratividade e criar novas estratégias de vendas foram pontos abordados na palestra Cadeias Produtivas realizada na última semana pelo Sebrae Maranhão, por meio de sua Regional em Presidente Dutra, com o apoio da Sala do Empreendedor, 30 produtores de abacaxi interessados em receber acompanhamento técnico em 2023.
“O trabalho do ALI tem como objetivo levar inovação às propriedades rurais. Começamos com um diagnóstico com o produtor que nos ajuda na montagem de todo o seu plano de melhorias, buscando resultados positivos onde eles vão tratar o seu negócio como uma empresa. Essa ação é realizada em três ciclos de 8 meses cada e visitas a cada 15 dias”, explicou o gestor do projeto ALI Rural, John Nunes.
Em São Domingos do Maranhão, o ALI Rural já está no seu segundo ciclo e atende a 15 produtores mensalmente. O encontro marcou o início desta segunda fase com uma palestra onde foram pontuadas ações que podem fortalecer ainda mais a cadeia do abacaxi na região.
“Nos reunimos com nossos consultores, Sala do Empreendedor, secretário municipal de Agricultura, representante dos vereadores e um grupo de produtores de abacaxi para falar sobre a cadeia produtiva. Hoje, saímos daqui com uma agenda de ações, fechamos parcerias e fortalecemos a cadeia produtiva como um todo, unindo os elos para promover o desenvolvimento local”, pontuou o gerente regional do Sebrae em Presidente Dutra, Allan Kennedy Silva.
Para o secretário de Agricultura, Astolfo Segundo, a parceria com o Sebrae traz incentivo aos produtores de abacaxi. “Mais uma vez, celebramos essa parceria com o Sebrae para um encontro com produtores do município. Hoje, trouxemos conhecimento de outro estado, mostrando a eles informações atualizadas, experiência de produtores de sucesso e consultores para um bate papo bem produtivo”, disse.
Atualmente, o município de São Domingos é reconhecido como Capital do Abacaxi, através da Lei n.º 11.776/2022, com a produção de 28 milhões de frutos por ano. O cultivo do abacaxi é uma das principais atividades econômicas do município, gerando emprego e renda para centenas de agricultores locais e o Sebrae tem incentivado e apoiado essa produção.