
Inovação, startups, economia, atuação integrada, sustentabilidade, educação, energia renovável, gargalos e oportunidades regionais foram temas destacados durante a 3ª Reunião da Associação de Dirigentes do Sebrae Nordeste (Abase-NE) que aconteceu nesta quinta-feira, dia 1º de junho, durante o NEon, realizado no Multicenter Negócios e Eventos, em São Luís. Esta foi a terceira reunião anual dos dirigentes que reúnem-se com regularidade para discutir e delimitar ações concretas e sistêmicas que corroboram com o desenvolvimento regional.
Conduzida pelo novo presidente da Abase Nordeste, Luíz Alberto Amorim (diretor superintendente do Sebrae Paraíba), a reunião contou com a participação do diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick; do presidente da Abase Nacional, Anacleto Ortigara; dos dirigentes dos estados da região; da diretora técnica do Sebrae Pará, Domingas Ribeiro e do diretor superintendente do Sebrae Rio de Janeiro, Antonio Alvarenga – todos recepcionados pelos dirigentes do Sebrae Maranhão, Celso Gonçalo (presidente do Conselho Deliberativo Estadual), Albertino Leal (diretor superintendente), Edila Neves (diretora de Administração e Finanças) e Mauro Borralho (diretor Técnico).
Antes de discutirem as pautas que versaram sobre o desenvolvimento da região e o papel da instituição nesse contexto, os dirigentes foram unânimes ao parabenizar o Sebrae Maranhão pela organização da primeira edição do NEon, que acontece até esta sexta-feira, como culminância do projeto Startup Nordeste, recebendo total apoio do Sebrae Nacional.
“O NEon é mais uma face visível do que ocorre aqui neste Estado e da atuação do Sebrae Maranhão junto aos pequenos negócios locais e difusão do empreendedorismo como canal de desenvolvimento dos territórios. Como instituição, damos um passo importante para alcançarmos outros patamares para além daquilo que somos e fazemos hoje no Nordeste, apresentando esse ambiente inovador e o trabalho das startups da região que pensam para o futuro”, enfatizou o diretor Técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, ressaltando que o Nordeste tem sua força de articulação e o Sebrae atua muito bem regionalmente, com ações integradas e de sucesso.

O novo presidente da Abase Nordeste, Luiz Alberto Amorim (diretor superintendente da paraíba) complementou a fala de Quick, ressaltando que cada estado da região tem seu protagonismo. “Assim como o Maranhão tem mostrado a sua força aqui no NEon, todos os demais estados têm a capacidade de fazer a diferença e nós do Sebrae, dentro do que está sendo desenhado para os próximos anos, precisamos estar ainda mais integrados, pois os desafios futuros irão nos exigir muito mais”, destacou.
O diretor superintendente do Sebrae Maranhão, Albertino Leal, ressaltou, o orgulho, satisfação e privilégio de receber os dirigentes no Maranhão para discutir o desenvolvimento da região. “Sabemos quantas potencialidades e oportunidades se apresentam no Nordeste e desejamos mostrar nossa força para o Brasil, colaborando com efetividade para que os pequenos negócios do território cresçam, se fortaleça e sejam mais competitivos”.

Durante a reunião, além de apresentações sobre a economia da região Nordeste por representantes das Unidades de Gestão Estratégica do Sebrae Ceará e Bahia, a pauta da 3ª Reunião da Abase Nordeste contou com a participação do diretor técnico do Sebrae Maranhão, apresentando a conclusão do Startup Nordeste – que culmina com o NEon e informes sobre segunda fase do projeto, em vias de aprovação.
Ações de continuidade
O presidente da Abase Nacional, Anacleto Ortigara, que também acaba de assumir o mandato, fez questão de destacar na 3ª Reunião da Abase Nordeste a continuidade do que foi instituído na gestão anterior da entidade.
“Buscaremos, também, o espelhamento do que as unidades da Federação trazem como dores, propósitos e objetivos, pois queremos um colegiado participativo, integrado, caminhando junto e firme, nos enxergando e nos preparando para o Sebrae dos próximos anos”, apontou ele.
-
-

