São Luís (MA) tem avançado para se tornar uma cidade mais conectada, acessível e inovadora com o apoio do Programa Turismo Futuro Brasil (TFB). A iniciativa atua de forma estratégica para consolidar a cidade como um Destino Turístico Inteligente (DTI), promovendo ações de aprimoramento da infraestrutura e dos serviços turísticos da cidade. Os resultados alcançados pelo TFB serão apresentados na culminância nacional, que ocorrerá nos dias 1º e 2 de dezembro, na capital maranhense.
O Programa Turismo Futuro Brasil é realizado pelo Sebrae Nacional e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com apoio do Ministério do Turismo (MTur) e execução técnica da GKS Inteligência Territorial. O convênio apoia 12 destinos turísticos do país, entre eles a capital maranhense, por meio de planos de ação e iniciativas práticas que visam transformar essas cidades em Destinos Turísticos Inteligentes.
Em São Luís (MA), o TFB trabalhou com foco no eixo de acessibilidade, implementando ações que contribuem para um turismo mais inclusivo, especialmente no Centro Histórico. Entre as principais iniciativas desenvolvidas estão o diagnóstico de acessibilidade em equipamentos e empreendimentos turísticos, a capacitação de empreendedores e gestores públicos e a articulação com políticas locais de turismo inteligente.
A iniciativa visa garantir a inclusão de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida às experiências turísticas do município, contribuindo para um desenvolvimento alinhado à sustentabilidade, à inovação e ao respeito à diversidade.
Encontro final do Programa Turismo Futuro Brasil

As atividades da culminância nacional do TFB irão ocorrer na sede do Sebrae Maranhão e no Complexo Trapiche Santo Ângelo, em São Luís. A programação do evento inclui painéis técnicos, apresentação dos resultados dos destinos, visitas vivenciais, integração nacional e apresentações de expressões culturais maranhenses, como o Tambor de Crioula e o Bumba Meu Boi.
O encontro, que marca o encerramento da jornada do programa, reunirá cerca de 250 participantes, entre gestores públicos, técnicos, consultores, representantes do trade e instituições parceiras dos 12 destinos participantes: São Luís (MA), Belém (PA), Bonito (MS), Ilhabela (SP), Paraty (RJ), Bombinhas (SC), Belo Horizonte (MG), Pirenópolis (GO), Penedo (AL), Novo Airão (AM), Recife (PE) e Salvador (BA).
Programação completa
1º de dezembro (segunda-feira)
Manhã – Auditório do Sebrae Jaracaty
- 9h – Credenciamento e recepção
- 10h – Abertura da agenda técnica (Sebrae Maranhão, Sebrae Nacional, BID, GKS e parceiros): apresentação dos cases municipais e troca de experiências, contemplando os principais avanços e resultados.
Tarde – Complexo Trapiche Santo Ângelo
- 15h30 – Credenciamento
- 16h – Abertura institucional com autoridades nacionais e locais (Prefeitura de São Luís, BID, Sebrae Maranhão, Sebrae Nacional, Ministério do Turismo e Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo – ANSEDITUR).
- 17h – Apresentação do Programa Turismo Futuro Brasil: jornada, avanços e resultados gerais.
- 17h30 – Apresentação da solução tecnológica “O Ambulante Daqui”.
- 18h – Entrega de certificados, resumos executivos e homenagens aos prefeitos/ representantes municipais
- 19h – Coquetel de confraternização e networking
2 de dezembro (terça-feira)
- 8h – Encontro no complexo Trapiche Santo Ângelo
- 9h – Início das visitas técnicas:
Turma A: Quilombo (imersão cultural e troca de experiências com a comunidade local) / Turma B: Mirante (exploração do ponto turístico com vista privilegiada) - 16h – Encerramento festivo em passeio de barco, com integração entre os destinos

