ASN MA
Compartilhe

São João de Oportunidades 2025 estreia com força cultural e geração de renda

No território Munim, Sebrae e Boi de Morros abrem celebração junina que une cultura, turismo e empreendedorismo
Por Assessoria de Comunicação - ASCOM
ASN MA
Compartilhe

No território Munim, o toque da orquestra anuncia o início das festas juninas onde ressoa o pertencimento de um povo que transforma sua história em canto, dança e identidade. O bumba meu boi, no sotaque de orquestra, é mais que tradição no Munim, é modo de vida, herança cultural e força que move a economia local. Com essa expressão viva da cultura popular, o São João de Oportunidades 2025 foi lançado no último sábado (24), no município de Morros, durante o Encontro de Bois do Munim, conectando arte, turismo e empreendedorismo em uma mesma celebração.

Boi de Morros celebra 50 anos como anfitrião do Encontro de Bois do Munim (Divulgação/Sebrae)

O evento, realizado no bairro Butiquim, em Morros-MA, reuniu seis grupos de bumba-boi, sendo cinco do sotaque de orquestra, e um de matraca, incluindo o anfitrião Boi de Morros organizador do evento e que se prepara para comemorar seus 50 anos de história. Com o tema “Cheirinho de São João – Primeiros acordes rumo aos 50 anos do Boi de Morros”, a festividade encantou o público com apresentações que exaltaram a riqueza cultural da região.

Segundo David Amorim, gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Lençóis Munim, o lançamento do projeto em Morros reforça o compromisso da instituição com o fortalecimento do território. “Estamos em Morros realizando o lançamento oficial do São João de Oportunidades, uma iniciativa pensada para impulsionar a economia criativa e valorizar a nossa cultura. O projeto estimula o artesanato, os grupos culturais, o comércio local e promove a integração entre os municípios do território Munim. Nossa proposta é fortalecer as tradições juninas como um motor de desenvolvimento, unindo identidade cultural e empreendedorismo regional”, destacou.

David Amorim, gerente do Sebrae em Lençóis Munim, com organizadores e Deco, amo do Boi de Presidente Juscelino durante o lançamento do projeto (Divulgação/Sebrae)

Para Lobato, amo do Boi de Morros, o lançamento do projeto fortalece a cultura local e valoriza os grupos que mantêm viva a tradição. “Somos muito gratos ao Sebrae por essa parceria tão significativa através do São João de Oportunidades, que hoje se concretiza nesta linda noite de ensaio itinerante. O Boi de Morros celebra seus 50 anos de existência, e é emocionante ver essa tradição sendo valorizada. Morros, berço do sotaque de orquestra, recebe com alegria os bois de Juscelino, Barbosa, Itatuaba, São Miguel, Iguaperiba, e tantos outros que se unem nesta grande celebração da nossa cultura. É Deus conosco, e viva o São João de Oportunidades!”, celebrou.

Amo Lobato, do Boi de Morros, agradece parceria com o Sebrae no evento (Divulgação/Sebrae)

Durante o evento, o público pôde apreciar a beleza das coreografias, o ritmo contagiante das toadas e a habilidade dos brincantes, que mantêm viva a tradição passada de geração em geração. Além disso, empreendedores locais aproveitaram a oportunidade para comercializar produtos típicos, como comidas regionais e artesanato, evidenciando o potencial econômico das manifestações culturais.

Para a empreendedora Ana Feques, que participou do evento comercializando seus artesanatos, o projeto representa mais que uma vitrine de negócios: é uma forma de valorização cultural. “Participar do São João de Oportunidades foi uma experiência maravilhosa. Pude vender meus produtos, divulgar meu trabalho e sentir o reconhecimento das pessoas pela nossa cultura. O Sebrae abriu esse espaço pra gente empreender com dignidade e mostrar que o artesanato também é parte viva do São João”, destacou.

Comercialização de Produtos e artesanato local foi destaque no evento (Divulgação/Sebrae)

De acordo com Sandra Vieira, presidente da Instância de Governança do Turismo do Polo Munim (IGR Munim), o evento representa um avanço para o fortalecimento cultural e turístico da região. “A Instância de Governança do Turismo do Polo Munim apoia e reconhece a importância desse momento cultural que reúne diversas manifestações, especialmente os bois de matraca e de orquestra, que são a alma da nossa região. Hoje é um dia histórico para o território, e graças ao apoio do Sebrae, essa celebração foi possível. Essa união entre cultura e desenvolvimento fortalece nossa identidade e impulsiona o turismo local”, destacou.

Artesanato regional sendo comercializado durante o evento em Morros (Divulgação/Sebrae)

Darlan Sena, amo do Boi de São Miguel, também ressaltou o valor do encontro para os grupos tradicionais. “O Boi de São Miguel agradece profundamente pelo convite e pela oportunidade de participar deste evento tão grandioso, que fortalece e valoriza os grupos do sotaque de orquestra da região do Munim. É uma alegria fazer parte dessa celebração que reúne bois tradicionais, muitos deles originários da base do sotaque de orquestra no Maranhão. Agradecemos ao Sebrae por essa iniciativa que reconhece e apoia a nossa cultura, dando visibilidade e força às nossas manifestações populares”, afirmou.

Seis grupos de sotaque de orquestra encantaram o público no bairro Butiquim, em Morros-MA (Divulgação/Sebrae)

A programação do São João de Oportunidades segue ao longo do mês de junho, com atividades em diversos municípios do território Munim, Lençóis e Delta, incluindo Rosário, Axixá, Morros, Bacabeira, Primeira Cruz, Humberto de Campos, Presidente Juscelino, Icatu, entre outros. Serão realizados batizados de bois, arraiais culturais, festivais gastronômicos e ações voltadas ao turismo e ao empreendedorismo local. “Para o Sebrae, o São João é mais do que festa, é uma oportunidade concreta de gerar renda, movimentar a economia e fortalecer o sentimento de pertencimento das comunidades”, finalizou o gerente David Amorim.

  • Bumba meu boi
  • Crescimento
  • Cultura
  • Economia Criativa
  • Empreendedorismo
  • Morros
  • Oportunidades
  • São João de Oportunidades
  • Sebrae