Nos dias 13 e 14 de novembro, a Praça da Matriz se transforma no grande ponto de encontro para quem deseja vivenciar Balsas por meio de seus sabores, cores e tradições. O 1º Festival Gastronômico de Balsas, realizado pelo Sebrae Maranhão e pela Prefeitura de Balsas. A iniciativa integra o I Circuito de Gastronomia da cidade e reforça a vocação do município para o turismo gastronômico no sul do Maranhão.
O evento reúne empreendimentos do ramo alimentício, artesanato local e uma programação cultural que valoriza a identidade balsense. A ideia é valorizar o que se tem na cidade o que possibilita uma experiência ideal tanto para visitantes quanto para moradores que querem redescobrir a cidade.
O festival conta com a parceria com as plataformas Vokerê e Vem de Rotas; Associação das Mulheres Empreendedoras de Balsas (AMEB) e da Associação dos Artistas Plásticos e Artesãos de Balsas (Aapab).
O gestor geral do grupo Vokerê, Darlengton Dias, ressalta que as ofertas seguem disponíveis na plataforma. “O Circuito valoriza nossa cultura e o talento dos empreendedores locais. Criamos uma aba especial dentro do aplicativo, onde o público pode experimentar os pratos do circuito e conhecer os sabores que estarão no evento presencial. Acreditamos nesse movimento, porque é da nossa terra e mostra que juntos podemos fazer a economia e a cultura da cidade crescerem ainda mais”, reforça.

)
Entre os participantes, a empreendedora Alessandra Mora, que concorre ao concurso “Melhor Prato”, aposta no festival como vitrine. O concurso contempla três categorias: Comidas típicas, Pratos elaborados, Doces e Sobremesas.
“O Delícias da Alê tem o melhor vatapá de Balsas, eu posso garantir. Estou animada em participar do concurso e esse evento é muito para gente que trabalha aqui na feirinha, pois valoriza esse espaço!”, explica Alessandra.
No artesanato, Maria Marta Fernandes Carvalho destaca o impacto da programação na Praça da Matriz. “Estou adorando esse evento, as ações aumentaram o fluxo de pessoas e fortalecem o trabalho de quem vive da produção artesanal. O festival deve ampliar ainda mais esse movimento”, comenta.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Agronegócio, Turismo e Inovação (Sedeati), Paulo Hernando, reforça que o festival marca um novo momento para o setor. “A ideia é fortalecer Balsas como destino gastronômico. Criamos o concurso ‘Melhor Prato de Balsas’ para estimular a criatividade, valorizar quem produz e mostrar que a cidade tem muito a oferecer para quem chega”, explica.
A analista do Sebrae, Alana Diniz, destaca o papel da gastronomia na promoção da cidade. “Quem visita Balsas percebe que a cidade tem uma cozinha rica, plural e muito afetiva. O festival amplia essa descoberta, valorizando os empreendedores e convidando o público a vivenciar a cidade por meio da sua comida, dos seus sabores e da sua história”, conclui.

