Entre sorrisos e aplausos, produtores rurais de Balsas receberam certificados de reconhecimento pela participação no programa Agente Local de Inovação Rural (ALI Rural). O evento de encerramento, que aconteceu na última quarta-feira (10), marcou a conclusão da capacitação empresarial para produção rural para 15 produtores, todos atendidos pela Unidade de Negócios do Sebrae em Balsas.
Nilton Félix Pontes Maia, um dos produtores beneficiados, destaca a importância do acompanhamento que recebeu. “Foi muito bom. Eu tenho uma pequena agroindústria familiar que produz polpa de fruta. Sempre estamos buscando melhorar e com a orientação percebemos que daria para organizar melhor o trabalho que a gente já fazia. Outra melhoria que vamos fazer é comprar uma envasadora automática para ampliar a produção”, projeta.

O grupo de produtores recebeu orientações voltadas para os eixos de atuação do ALI Rural que abrange a apresentação, treinamento e implementação de soluções inovadoras nas áreas de controles gerenciais, melhoria do processo produtivo, desenvolvimento de novos produtos, marketing e vendas.
Maria Carmelita Gomes, exibe com orgulho fotos que coloca no aplicativo de mensagens para divulgar a sua produção. “Eu faço as fotos e divulgo no WhatsApp, isso ajuda muito eu e minha irmã a vender mais na feira. A gente agora também usa o PIX para pagamento, ela (a agente de inovação) ajudou a gente a fazer e com ele fica mais fácil para vender”, conta.
Programa ALI Rural
Desenvolvimento local e sustentável, esse é o principal objetivo do programa ALI Rural. Por meio dos agentes locais de inovação, o Sebrae no Maranhão tem ações de inovação a baixo custo e de fácil implementação.
O coordenador estadual do programa, John Jacinto, explica que a metodologia do ALI Rural proporciona diagnóstico e acompanhamento dos potenciais e necessidades desses empreendedores. “Nós temos 10 encontros e desses dois coletivos e oito individuais. Esse é um diferencial que temos no ALI Rural. Nossos bolsistas e nosso orientador estão disponíveis para ir até a propriedade para atender a necessidade do produtor”, observa Jacinto.
Em todo o Maranhão, o projeto-piloto beneficiou 290 produtores em 35 municípios atendidos de 2021 a 2023. Atualmente, 15 agentes locais de inovação estão em atuação. Em Balsas, está aberto o período de adesão no próximo ciclo que vai de maio a novembro. A previsão é ampliar o raio de atuação para atender também o município de São Raimundo das Mangabeiras. Na região sul, Riachão participou do ciclo piloto no programa.