ASN MA Atualização
Compartilhe

Professores de Grajaú participam de oficinas do programa ALI Educação Empreendedora

A capacitação foi voltada para o uso de tecnologias educacionais e metodologias inovadoras.
Por Jordana Fonseca
ASN MA Atualização
Compartilhe

Escolas da rede municipal de Grajaú participaram de capacitações voltadas para a inovação e uso de tecnologias em sala de aula. Esse trabalho é resultado do Programa ALI Educação Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae na cidade. Ao todo, foram 10 oficinas com participação de 160 professores, realizadas entre os dias 20 e 24 de março.

Essas oficinas fizeram parte do encerramento do primeiro ciclo do programa ALI Educação Empreendedora. Nesse ciclo, 15 escolas, 10 da zona urbana e cinco da zona rural, foram contempladas com atividades voltadas ao incentivo à inovação no ambiente escolar. Esse trabalho é uma parceria com a prefeitura de Grajaú, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

Os professores aprenderam na prática como usar ferramentas digitais em dinâmicas inovadoras para sala de aula.

Suporte pedagógico – O uso de tecnologias educacionais foi o tema escolhido para trabalhar com os professores. O objetivo é suprir uma necessidade desses profissionais apontada por um processo de escuta realizado nas escolas. Fernanda Almeida, Agente Local de Inovação (ALI) em Grajaú, lembra que o uso das tecnologias é um processo que foi intensificado após o período mais crítico da pandemia da Covid-19, que obrigou professores a mediar as suas aulas por ferramentas digitais.

“Esse diagnóstico foi realizado com as 15 escolas e o resultado mostrou que o uso de tecnologia educacional era a principal necessidade das escolas. Estamos saindo da pandemia, na educação fomos pegos de surpresa e sem saber como lidar. Estamos numa era digital e é urgente que esses professores saibam como utilizar ferramentas tecnológicas”, afirma a professora.

Durante as oficinas, os professores foram convidados a pensar sobre como podem utilizar métodos voltados para o protagonismo do aluno durante o processo de aprendizagem. Na oportunidade, os professores conheceram algumas ferramentas que permitem envolver os estudantes em atividades dinâmicas, aproveitando o uso de aplicativos, sites e redes sociais por meio de smartphones.

O objetivo das oficinas foi apresentar novas ferramentas para os professores usarem durante as suas aulas.

O instrutor da oficina, Lucas Allan Moraes Barros, explica a importância do uso da tecnologia em sala de aula. “Os nossos alunos, zona urbana ou rural, estão inseridos em um mundo totalmente tecnológico. Os acessos às redes sociais, sites de pesquisa e outras ferramentas demonstram que nossas crianças e adolescentes estão cada dia mais conectados. A nossa ideia é que os professores sejam instrumentalizados acerca das ferramentas tecnológicas e possam usá-las durante suas aulas”, ressalta.

A receptividade dos professores foi positiva. “Eu adorei. Foi de grande valia e uma oportunidade muito significativa que vamos colocar em prática em nossas salas de aula. Como professora de História, vejo muitas possibilidades de aplicação”, elogiou a professora da Escola Santo Antônio, Nasciane Morais da Luz.

Continuidade

De acordo com o gerente do Sebrae em Grajaú, André Veras, essa é uma das ações voltadas para fortalecer a educação empreendedora trabalhada pelo Sebrae. “A educação empreendedora é uma das nossas prioridades aqui no território. Em parceria com a prefeitura e outros parceiros, temos desenvolvido uma série de atividades voltadas para essa temática tão importante”, destacou o gerente.

Em Grajaú, as atividades do ALI Educação Empreendedora seguem por mais dois ciclos. As escolas são acompanhadas por um Agente Local de Inovação, que a partir das demandas das escolas direciona as atividades. O programa tem como objetivo trabalhar conceitos da educação empreendedora, aspectos inovadores e potencialidades de desenvolver ações criativas para dinamizar o processo ensino aprendizagem.