A densidade empresarial do Parque Vitória fez que com o bairro ribamarense fosse escolhido para receber o Projeto Movimenta Parque Vitória. Trata-se de uma ação piloto de desenvolvimento territorial, resultado da parceria entre a Prefeitura de São José Ribamar e o Sebrae no Maranhão. O projeto foi lançado na última quarta-feira (8), no Praça da Juventude, com a presença de cerca de 150 empreendedores do bairro e representantes da instituição e do governo municipal ribamarense.
A iniciativa prevê uma série de ações que serão desenvolvidas ao longo dos próximos dois anos. Os primeiros passos serão a elaboração de um diagnóstico do bairro, que vai apontar potencialidades, oportunidades e obstáculos ao desenvolvimento socioeconômico do território e a criação de um Fórum de Desenvolvimento Local, com a participação dos empresários e atores que influenciam no processo de crescimento local.
“O Projeto Movimenta Parque Vitória é uma iniciativa inovadora e vai ajudar os empreendedores locais a terem um caminho mais consistente no crescimento dos seus negócios e do mercado local, além de ser um passo a mais na parceria entre a Prefeitura de São José de Ribamar e o Sebrae no Maranhão, parceria esta construída a partir do Programa Cidade Empreendedora e que vem sendo fortalecida cada vez mais, por meio de ações conjuntas de incentivo ao desenvolvimento local, acreditando no fortalecimento do empreendedorismo que transforma vidas, a exemplo deste projeto hoje aqui lançado”, comentou o diretor Superintendente do Sebrae no estado, Albertino Leal de Barros Filho.
Ainda no evento de lançamento do projeto foi assinado o contrato que firma a parceria entre o Sebrae e a Prefeitura de São José de Ribamar para a aplicação do Movimenta Parque Vitória, com o período de execução de fevereiro de 2023 a dezembro de 2024.
PREFEITURA
Dentro da estrutura da Prefeitura de São José de Ribamar, o projeto Movimenta Parque Vitória estará no âmbito da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Renda (Semas). Para Gilvana Duailibe, secretária municipal de Assistência Social, Trabalho e Renda, o projeto é inovador por englobar os moradores em sua execução, pois são eles quem conhecem com propriedade as necessidades do bairro.
“É necessário fazer uma análise de todo contexto social, político e ambiental do Parque Vitória para que esse desenvolvimento seja eficaz. Sabemos que não é apenas abrir um empreendimento, mas estar atento a outros aspectos como trafegabilidade, saúde, educação e muitos outros. Por isso, juntos, estaremos engajados nessa construção para um Parque Vitória bem mais desenvolvido”, reforça a secretária.
Dentre os quase 150 empreendedoras que estavam no Praça da Juventude para o lançamento do projeto estava Francilene Mineiro, que é moradora do bairro e começou a empreender no período da pandemia. Segundo ela, o Movimenta Parque Vitória está gerando grandes expectativas.
“A minha formação é assistência social, porém, depois da pandemia, tive que me reinventar e agora sou microempreendedora. Por isso, acredito que o Movimenta Parque Vitória vai nos fortalecer bastante, ainda mais nesse cenário. Será de grande importância esse suporte para o crescimento do bairro e a todos nós moradores”, afirmou Francilene.
No evento de lançamento do Projeto Movimenta Parque Vitória também estiveram presentes os vereadores de São José de Ribamar Irmã Nalva, Francimar Jacinto e João Carlos; o diretor Técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho e o gerente da Unidade Regional do Sebrae em São Luís, que atende toda a Região Metropolitana, Mauro Formiga.
PROJETO
Segundo Formiga, o Movimenta Parque Vitória está focado em desenvolver as micro e pequenas empresas do bairro e poderá ser replicado em outros territórios da Grande São Luís. “O objetivo é criar as condições para os pequenos negócios crescerem por meio do protagonismo local, fundamentado na sustentabilidade. Para isso, aplicaremos várias soluções Sebrae voltadas para a gestão de pequenos negócios, mapeamento de potencialidades e inovação por meio de capacitação, consultorias e ações de mercado”, explicou o gerente.
As atividades do projeto estarão concentradas no levantamento das potencialidades do bairro, na formação de grupos setoriais empresariais, em capacitações e consultorias em gestão, compras coletivas e participação em missões e caravanas. Todas essas atividades visam o fortalecimento dos empreendimentos locais e a melhoria do capital humano e empresarial do Parque Vitória. A perspectiva é atender cerca de 400 empresas no bairro.
“O que estamos fazendo é aplicando uma nova abordagem de desenvolvimento territorial focado em grandes bairros como o Parque Vitória e aproveitando o mix de produto e soluções que o Sebrae já aplica no mercado maranhense. Assim, poderemos replicar a iniciativa, que reúne várias de nossas soluções, nos outros municípios da Grande São Luís”, finalizou Formiga.