ASN MA
Compartilhe

Parcerias em Balsas fortalecem capacitação de mulheres empreendedoras para acesso ao crédito

Sebrae, Banco do Nordeste, Sicredi e Prefeitura de Balsas articulam ações para aumentar financiamento para negócios comandados por mulheres
Por Assessoria de Comunicação - ASCOM
ASN MA
Compartilhe

No Maranhão, 41,2% dos negócios ativos são liderados por mulheres. Entre os Microempreendedores Individuais (MEIs), o índice sobe para 43,55%, representando mais de 52 mil empreendedoras no estado. Apesar do crescimento na participação feminina, o acesso ao crédito ainda é um dos principais obstáculos para quem está no comando dos negócios.

Para mudar esse cenário, duas novas parcerias foram lançadas em Balsas (MA) nos dias 12 e 13 de agosto. Banco do Nordeste, cooperativa Sicredi e Prefeitura Municipal firmaram acordos com o Sebrae para capacitar empreendedoras em temas como gestão financeira, modelagem de negócios e comunicação, com foco na preparação para obtenção de financiamento.

A parceria com o Banco do Nordeste integra o Prodeter (Plano de Desenvolvimento Territorial), com expectativa de atender 100 empreendedoras da região. Já a parceria com o Sicredi vai oferecer encontros quinzenais exclusivos para integrantes da Associação de Mulheres Empreendedoras em Balsas (AMEB).

O lançamento marca o início das atividades da parceria entre instituições financeiras, Sebrae e Prefeitura de Balsas. (Sebrae/Divulgação)

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Pedro Hernando, a ação complementa um momento de crescimento na cidade. “Balsas está entre as cinco cidades maranhenses com maior abertura de empresas. No primeiro semestre de 2025, tivemos um crescimento de 33% em relação ao mesmo período do ano anterior, com 1.083 novos negócios, sendo 69% liderados por mulheres, destaca o secretário.

O gerente de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste, Jackson Henrique, vê na ação um passo estratégico. “Identificamos o potencial das empreendedoras de Balsas e região e, com o apoio de parceiros, vamos impulsionar esses empreendimentos, gerar mais emprego e renda.”

A gerente de Negócios PJ do Sicredi, Patrícia Caetano, reforça que a trilha vai além de ensinar a buscar crédito. “Queremos que elas compreendam os requisitos para financiamento e saibam aplicá-lo de forma estratégica, seja para abrir, manter ou expandir seus negócios”, explica.

Sueli Borges empreende no setor da confeitaria e está animada em participar das capacitações. (Sebrae/Divulgação)

As próprias participantes reconhecem o impacto da ação. Sueli Borges, confeiteira há mais de cinco anos, vê na capacitação uma oportunidade de avançar. “Quero aprender mais sobre crédito para não fazer errado. É um assunto sério e essas aulas vão ajudar muito na gestão e administração”, ressalta.

Por sua vez, Jade Pereira, também integrante da AMEB, destaca que “ter relacionamento com os bancos faz diferença no crescimento dos negócios” e considera a iniciativa um passo importante para fortalecer o empreendedorismo feminino.

No fechamento, a analista do Sebrae em Balsas, Allana Diniz, destacou o papel da instituição. “Nosso objetivo é garantir que, ao receberem o crédito, elas estejam preparadas para utilizá-lo de forma estratégica, com impacto real no crescimento dos negócios”, enfatiza.

  • Acesso ao Crédito
  • AMEB
  • Banco do Nordeste
  • Empreendedorismo Femino
  • Prefeitura de Balsas
  • Sebrae
  • Sicredi