O município de Lajeado Novo (MA) acaba de ganhar um espaço renovado e estratégico para os empreendedores locais: a Sala do Empreendedor. A cerimônia de reinauguração ocorreu nesta segunda-feira (8) e marca um avanço importante no apoio a quem já tem um negócio ou deseja empreender na cidade.
A Sala do Empreendedor é um local de apoio aos pequenos negócios, articulando ações do Sebrae e da Prefeitura Municipal. No espaço, os empreendedores têm acesso a serviços e informações que vão desde a formalização de empresas, emissão de guias e consultorias para gestão até orientações sobre crédito e capacitações.
Com pouco mais de 300 empresas formalizadas e força no agronegócio, principalmente na pecuária e fruticultura, o município tem intensificado as ações voltadas para melhorar o ambiente de negócios de Lajeado Novo, por meio da parceria do Sebrae por meio do Programa Cidade Empreendedora.

O prefeito Itaíres Lobo classificou a data como um marco para o município. “Hoje é um dia histórico para Lajeado Novo, pois estamos inaugurando a nossa Sala do Empreendedor. Estamos lutando pelo título de Cidade Empreendedora e essa parceria com o Sebrae representa muito para o desenvolvimento da nossa economia e da vida dos nossos empresários. O povo de Lajeado Novo está de parabéns por essa conquista”, disse.
Com a Sala do Empreendedor, o acesso às informações sobre abertura e baixa de empresas passa a ser facilitado. O serviço é gratuito e atende desde Microempreendedores Individuais (MEI) até Microempresas (MEs) e Empresas de Pequeno Porte (EPPs).
A vice-prefeita e coordenadora da Sala, Ana Lúcia Araújo, ressaltou a importância da iniciativa. “Eu vejo um grande avanço, porque a economia local precisa desse apoio para que os comerciantes se sintam amparados. Como empresária, sei o quanto é importante ter um espaço que ajude na gestão e na orientação. Estou totalmente empenhada em contribuir para que esse trabalho seja destacado na nossa cidade”, afirmou.

Empreendedores locais também comemoraram a entrega do espaço. Carlos Augusto Marcel Nascimento, comerciante há 27 anos no ramo de materiais de construção, ressaltou que a Sala vai impulsionar o comércio local. “Graças a Deus tivemos essa oportunidade de ver acontecer em Lajeado Novo a Sala do Empreendedor, fruto da parceria com o Sebrae. Esse espaço vai fortalecer cada vez mais o nosso comércio local e regional”, afirmou.
Para Rosália de Oliveira, proprietária do Posto Santos, a Sala representa apoio e novos conhecimentos para os empresários. “Estou muito feliz pela reinauguração da Sala do Empreendedor. Acredito que vai fortalecer o nosso conhecimento como empreendedores e também dos nossos colaboradores. Vejo como uma oportunidade para buscarmos capacitação, recursos e, assim, fomentar nossa economia e sonhar com dias melhores para Lajeado Novo”, declarou.

Para o gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Grajaú, André Veras, a Sala será uma referência no fortalecimento da economia local. “É uma grande conquista para os empreendedores de Lajeado Novo. Aqui é o espaço que o empreendedor tem para buscar soluções para melhorar seu dia a dia, formalizar e fortalecer o seu negócio, além de encontrar apoio em capacitação técnica e aproximação com instituições como os bancos. Esse espaço será uma referência para fortalecer cada vez mais a economia e o desenvolvimento do município”, destacou.
A Sala do Empreendedor de Lajeado Novo funciona ao lado da Prefeitura Municipal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.