Foco no cliente passa por atender bem, e reconhecer boas práticas é um incentivo na busca pela excelência. Por isso, na manhã desta quinta-feira (21), o Sebrae Maranhão premiou 45 Salas do Empreendedor que se destacaram no atendimento no ciclo 2023. O Selo Sebrae de Referência em Atendimento, iniciativa que avalia a qualidade dos serviços prestados pelas Salas, certificou 6 delas na categoria bronze, 9 na prata e 30 na ouro. A solenidade ocorreu no Multicenter Negócios e Eventos, na capital São Luís.
Em um ano de funcionamento, a Sala do Empreendedor de Sucupira do Norte também ganhou destaque com selo ouro. “Foi uma experiência única, um encontro maravilhoso. Levo comigo a certeza que a parceria com o Sebrae é fundamental e uma vontade enorme de crescer e ajudar cada vez mais meu município”, explicou a Agente de Desenvolvimento de Sucupira do Norte, Sidina Ribeiro.
“É com imenso prazer e satisfação que dedicamos esta premiação a todos os munícipes que depositam sua confiança no governo do prefeito Kleber Andrade, na gestão da Secretaria de Agricultura e no incansável trabalho em busca de melhorias na Sala do Empreendedor para melhor atender a nossa população. O esforço foi de todos nós, mas o prêmio pertence a toda a nossa comunidade sandominguense”, disse o secretário municipal de Agricultura de São Domingos do Maranhão, Astolfo Seabra, após receber o selo ouro acompanhado da equipe da Sala do Empreendedor de São Domingos.
A Sala do município de Pastos Bons também recebeu o Selo ouro em Referência de Atendimento. Na cerimônia do ano passado, a Sala recebeu selo prata e em 2021 selo ouro. De acordo com a Agente de Desenvolvimento, Delnia Cruz, foi um trabalho de equipe. “Foi incrível, pois é o reconhecimento de todo o esforço dedicado por nossa equipe. Garantindo a confiança dos clientes, parceiros e nosso prefeito”, destacou.
As Salas do Empreendedor são locais de atendimento das Prefeituras para facilitar os processos de abertura de empresas, regularização e baixa, assim como serviços exclusivos aos Microempreendedores Individuais (MEI’s). Das 157 Salas ativas no Maranhão em 2023, 112 fizeram inscrição para concorrer nessa edição da premiação, quase o dobro do número de inscritas no ciclo 2022, com 65. Houve ainda aumento de mais de 100% no número de premiados em relação à edição anterior, que teve 22 reconhecidas.
“A disseminação dos resultados obtidos pelas Salas do Empreendedor ganhadoras do selo nas edições anteriores acabou estimulando novas adesões no ciclo 2023. Além disso, também passamos a atuar em mais localidades no ano passado por meio das Salas, quantitativo esse que segue crescendo”, comenta Marina Lavareda, gerente da Unidade de Atendimento do Sebrae no Maranhão.
Vencedores
As Salas de Anapurus, Chapadinha, Mirinzal, Presidente Vargas, Santa Luzia do Paruá e São Bento foram premiadas na categoria bronze. Na prata, receberam o selo Barreirinhas, Cajapió, Grajaú, Itapecuru Mirim, Itinga do Maranhão, Porto Franco, Timon, Trizidela do Vale e Tuntum. Levaram ouro as Salas de Barra do Corda, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Codó, Estreito, Governador Nunes Freire, Guimarães, Humberto de Campos, Lima Campos, Matinha, Nina Rodrigues, Parnarama, Pastos Bons, Pedreiras, Pinheiro, Rosário, Santa Helena, Santana do Maranhão, São Benedito do Rio Preto, São Bernardo, São Domingos do Maranhão, São José de Ribamar, São Luís — Anjo da Guarda, São Luís — Cohab, São Pedro da Água Branca, Sucupira do Norte, Turilândia, Urbano Santos, Vargem Grande e Viana. Ficaram entre as top 3 as Salas de Governador Nunes Freire, Guimarães e Parnarama.
ConectaCom
A solenidade de entrega do selo ocorreu durante o ConectaCom, I Convenção da Rede de Atendimento do Sebrae e Parceiros. O evento reuniu colaboradores do Sebrae, agentes, consultores, atendentes das Salas do Empreendedor e parceiros de todo o estado. O intuito é ampliar a percepção de valor dos serviços oferecidos aos empreendedores pela instituição, direta ou indiretamente, frisa o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão, Celso Gonçalo.
“O Sebrae Maranhão está muito feliz em poder reunir toda a nossa rede de atendimento, interna e externa, e os nossos parceiros para levar conhecimento e gerar mais integração. Todos são essenciais para alcançarmos o nosso propósito de transformar os pequenos negócios em protagonistas do desenvolvimento sustentável do nosso estado. Temos feito muito, mas sabemos que ainda podemos melhorar. Por isso, de olho no que há de mais atual, o foco desse encontro será aprender sobre a experiência do cliente 360°”, ressalta o dirigente.
Além da solenidade de entrega do Selo Sebrae de Referência em Atendimento, o evento traz programação técnica abordando as temáticas Mindset de Crescimento, Cliente no Centro, Inteligência Artificial e Cultura de Dados. A agenda se estende até sexta-feira (22).