Nos dias 12 e 13 de agosto, a sede do Sebrae em Santa Inês (MA) foi palco do Mutirão Acredita, iniciativa que reuniu empresários, representantes da sociedade civil organizada e instituições financeiras. O evento teve como objetivo facilitar o acesso ao crédito e renegociação de dívidas, mas com um foco em destaque: a tomada de crédito consciente.
O mutirão é fruto de uma parceria estratégica entre o Sebrae e diversas instituições financeiras que atuam na região. Durante o primeiro dia, os participantes acompanharam apresentações de linhas de crédito facilitadas, renegociação de débitos e orientações sobre como utilizar os recursos financeiros de forma planejada, para que o crédito não se transforme em um novo problema, o que infelizmente ainda é comum entre empreendedores que acessam recursos sem o devido preparo.
Para o gerente da Unidade de Negócios do Sebrae de Santa Inês, Adalberto Fraga, a tomada de crédito precisa ser consciente. “A gente sabe que o crédito, quando não é bem planejado, pode virar uma bola de neve. Muitas empresas enfrentam dificuldades não por falta de vontade, mas por falta de organização financeira e conhecimento. É aí que o Sebrae entra com soluções, capacitações e consultorias que ajudam o empresário a se estruturar, entender a saúde do seu negócio e se preparar para tomar crédito com responsabilidade”, destacou.
Já o segundo dia do mutirão foi voltado para o atendimento personalizado aos empreendedores, com apoio direto das instituições financeiras. Os empresários puderam conversar individualmente com especialistas para analisar a situação de suas empresas, identificar oportunidades de crédito e encontrar soluções viáveis para renegociação de dívidas.

Crédito consciente transforma os negócios
A engenheira civil Raynara Batista, CEO da RP Engenharia, uma das participantes das orientações de crédito do Sebrae e também do Programa ALI Produtividade, compartilhou sua experiência com o FAMPE (Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas), oferecido por meio da parceria entre Sebrae e Caixa Econômica Federal.
“Como muitas pequenas empresas, eu precisei de um investimento financeiro para alavancar o negócio, destravar processos e investir no crescimento. Foi aí que conheci o FAMPE, e sem sombra de dúvidas, foi um divisor de águas. O fundo não exige as garantias tradicionais, já que o Sebrae atua como avalista. O crédito é pré-fixado, então dá pra planejar, ter maior previsibilidade e segurança para decidir como usá-lo dentro do negócio,” contou Raynara.
Com o apoio do Sebrae e do FAMPE, Raynara conseguiu expandir sua empresa, acelerar os processos, atender mais clientes e se preparar para novos desafios.
“Não se trata só de receber o dinheiro. Eu olho para trás e sinto uma gratidão enorme pelo Sebrae por acreditar nas pequenas empresas. Gratidão por ter contribuído para dar esse passo que me levou para o próximo nível,” completou a empreendedora.

Parcerias que fazem a diferença
Os empreendedores buscaram o atendimento do Mutirão Acredita por entender que problemas financeiros tem solução, com o apoio certo e orientação especializada. Ana Mercia Ferreira Viana, empreendedora em Santa Inês, tem o plano de abrir uma fábrica de sandália, mas teve que pausar os planos por conta da falta de crédito. Ela buscou o Sebrae para obter a orientação e direcionamento certo, conversou com os especialistas do Banco do Nordeste e já está bem encaminhada.
“Vai dar certo, já obtive aqui todas as informações necessárias e recebi carta branca, posso dar continuidade ao meu projeto e seguir planejando os próximos passos, o crédito vai sair, estou muito feliz. O Sebrae está de parabéns por olhar para nós: pequenos empreendedores. Precisamos desse apoio para crescer,” afirmou.
Jailson Melo, que é gerente geral do Ceape regional de Santa Inês, destacou que o evento é mais uma prova de como parcerias bem alinhadas podem transformar realidades locais. “Eu agradeço a oportunidade, é prazeroso participar de momentos como esse, com um parceiro como o Sebrae. Juntos estamos fazendo a diferença na vida dos empreendedores”, completou.

Claudio Sarmento, diretor da Associação Comercial de Santa Inês, reforçou a importância de momentos como este para informar e desmistificar ideias equivocadas.
“Algumas instituições têm produtos interessantes para oferecer que o empresário desconhece. Eu, por exemplo, desconhecia esse programa do Governo do Estado com juros zero e outros apresentados aqui hoje. É necessário desmistificar alguns equívocos. Ainda há quem pense que o Sebrae trabalha apenas com grandes empresários, e é bem o contrário, suas soluções são voltadas para os micro, pequenos e médios. Eu aconselho os empreendedores a buscarem o Sebrae, porque com certeza ele terá uma solução para ajudar seu negócio a crescer,” disse.
Já Wendel Santos Queiroz, gerente de relacionamento do Banco do Nordeste de Santa Inês, destacou a importância da atuação conjunta.
“Nesse momento a gente une forças para difundir os produtos e serviços para que os empreendedores tenham mais acesso ao crédito e renegociação das dívidas. Com isso, fazemos com que eles se aproximem mais das instituições bancárias para facilitar o desenvolvimento do seu negócio e da economia da região. A parceria com o Sebrae é muito interessante por se tratar de uma tomada de crédito consciente — o Sebrae entra com a orientação e nós com o incentivo financeiro para alavancar o negócio,” contou.

Para mais informações – Para mais informações e orientações sobre o programa acredita, soluções sebrae e ações de apoio ao empreendedorismo busque o sebrae mais próximo. Em Santa Inês e região, as interessadas podem procurar a Unidade de Negócios, localizada na Rua do Comércio, 900, no Centro de Santa Inês -MA. Para mais informações (98) 99105-5002.