Faltam poucos dias para o encerramento das inscrições dos eventos que integrarão a programação da 5ª edição do Mobiliza SLZ, movimento de incentivo à cultura, ao turismo e à economia criativa em São Luís (MA). Empreendedores com ações aderentes a um ou mais desses três eixos temáticos estão submetendo atividades desde o dia 14 de julho por meio do site mobilizaslz.com.br. O prazo se estende até o dia 7 de agosto de 2025.

Assim como ocorreu na edição 2024, neste ano a curadoria do Mobiliza SLZ selecionará 50 iniciativas desenvolvidas prioritariamente nos territórios criativos do Centro, Itaqui-Bacanga, Liberdade, Coroadinho e Cidade Operária para participarem do movimento, que está marcado para ocorrer de 6 a 14 de setembro.
“Estamos muito entusiasmados com o fato de que, este ano, o Mobiliza SLZ entrou na jornada Pré-Cop 30 do Sebrae Nacional e, com isso, o nosso viés empreendedor terá uma relação bem mais forte com as iniciativas previstas nas discussões que ocorrerão em Belém (PA), em novembro. Vamos ter espaço para falar de preservação ecológica, mas também de empreendedorismo feminino e preservação cultural”, anuncia Mauro Borralho, Diretor Técnico do Sebrae Maranhão, idealizador do movimento.

A coordenadora do Mobiliza SLZ, Danielle Abreu, explica que só será aceita uma inscrição de atividade por CNPJ e que o prazo de encerramento das inscrições não terá prorrogação. “O ideal é que as pessoas se antecipem ao máximo, façam trabalhos colaborativos e se conectem para promover atividades que tenham afinidade, pois esse é um dos propósitos do movimento, conectar para transformar. O prazo vai até 7 de agosto, mas temos vagas limitadas na programação, por isso, elas podem se esgotar antes”, alerta a coordenadora.
Ela também esclarece que todas as atividades são independentes, espontâneas e conduzidas pelos empreendedores criativos, sem a intervenção da coordenação do Mobiliza SLZ ou do Sebrae. Além disso, não há investimento financeiro direto nos eventos. O Mobiliza SLZ funciona como uma vitrine para essas iniciativas, oferecendo visibilidade por meio da sinalização dos locais onde os eventos acontecerão, comunicação visual em toda a cidade e divulgação através de assessoria de imprensa e redes sociais.