ASN MA
Compartilhe

Mês do Cliente: fortalecer empreendedores é fortalecer o Maranhão

Mais de 133 mil empreendedores atendidos em 2025 reforçam a importância do Sebrae como parceiro estratégico dos pequenos negócios.
Por Assessoria de Comunicação - ASCOM
ASN MA
Compartilhe

O mês de setembro marca o Mês do Cliente, uma oportunidade para valorizar e homenagear quem move os negócios, faz a economia girar e inspira o Sebrae a ser cada vez melhor. No Sebrae, cada cliente é mais do que um número: é parceiro de uma jornada de transformação. Afinal, cada atendimento representa também um empreendedor que conquista e fideliza seus próprios clientes criando uma rede de relações que multiplica oportunidades, fortalece os pequenos negócios e impulsiona o Maranhão.

“O cliente do Sebrae é protagonista da sua própria história. São micro e pequenos empreendedores, profissionais autônomos e produtores rurais que transformam ideias em negócios e desafios em oportunidades. Ao lado deles, o Sebrae caminha oferecendo capacitação, orientação, consultorias, mentorias e suporte, com o objetivo de garantir crescimento sólido e sustentável para cada empreendimento”, afirma o diretor técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho

Atendimento humanizado e soluções inovadoras é compromisso do Sebrae com seus clientes. (Sebrae/Divulgação).

De janeiro a agosto de 2025, o Sebrae já esteve ao lado de 133 mil clientes únicos, somando mais de 576 mil atendimentos em todo o estado. Os números impressionam, mas o que realmente importa são as histórias por trás deles: 70% são microempreendedores individuais (MEI) que decidiram transformar sonhos em realidade, e mais da metade atua no comércio, levando serviços e produtos para dentro da vida das pessoas.

Protagonismo da mulher – A presença feminina também é marcante, 52,8% dos clientes atendidos são mulheres empreendedoras, protagonistas que ocupam espaço, inovam e dão ritmo ao mercado local. Entre os temas mais buscados, estão formalização, empreendedorismo, finanças e vendas, pilares que sustentam negócios fortes e preparados para o futuro.

Ivoneide da Costa Medrade e sua equipe, de Balsas, destaca o acolhimento e o aprendizado proporcionado pelo Sebrae. (Sebrae/Divulgação).

A empreendedora Ivoneide da Costa Medrade, proprietária da Afonso Fotografias no município de Balsas – MA, destaca o quanto se sente próxima do Sebrae e como essa relação impacta diretamente o seu negócio. “Eu me sinto acolhida. Sempre que tenho dúvidas ou preciso de orientação, encontro no Sebrae um atendimento com muito calor humano, que me faz sentir em casa”, destaca a empreendedora.

Mais do que números, o Mês do Cliente celebra conexões. Para o Sebrae, estar ao lado dos empreendedores significa também fortalecer a relação que eles mantêm com seus consumidores. É uma corrente positiva: quando o pequeno negócio cresce, todos ganham.

Daillin Reis, da Reis Desenvolvimento Humano, reforça a importância do Sebrae como rede de apoio ao empreendedor. (Sebrae/Divulgação).

Em São Luís, a empreendedora Dallin Reis, proprietária da Reis Desenvolvimento Humano, empresa especializada em RH, ressalta como o Sebrae tem sido um parceiro fundamental em sua trajetória. “Ser uma cliente Sebrae é ter ao lado uma rede de apoio que impulsiona o meu negócio com conhecimento, estratégia e visão de futuro. Posso contar com profissionais preparados, capacitações práticas e soluções que ajudam a transformar ideias em resultados reais. Estar com o SEBRAE é saber que não estou sozinha na jornada empreendedora. É crescer com suporte, segurança e inspiração. Sou apaixonada pelo Sebrae”, garante.

Lindomar Torres da Vale do Brejão destaca o Sebrae como parceiro no fortalecimento da cachaça artesanal. (Sebrae/Divulgação).

Já o empreendedor Lindomar Torres, proprietário da Vale do Brejão, marca de cachaças artesanais no município de Anapurus, reforça a importância do Sebrae no fortalecimento de pequenos negócios regionais. “Ter o Sebrae como parceiro é essencial para quem empreende no interior. Com as orientações e capacitações, conseguimos profissionalizar nossa produção, valorizar ainda mais a tradição da cachaça artesanal e ampliar nossa presença no mercado. O Sebrae nos dá confiança para crescer com qualidade e manter a identidade da marca Vale do Brejão, que carrega o sabor e a história da nossa região”, assegura.

Neste mês especial, o Sebrae reafirma seu compromisso de estar presente em cada jornada empreendedora, com a certeza de que apoiar o empreendedor é também fortalecer um Maranhão mais inovador, próspero e cheio de possibilidades.

Mauro Borralho, diretor técnico do Sebrae, reforça o compromisso da instituição em apoiar cada jornada empreendedora. (Sebrae/Divulgação).

“Cada empreendedor que chega ao Sebrae traz consigo um sonho, uma ideia ou um desafio. Para nós, esses clientes são a razão de existir da instituição e a inspiração para fazermos sempre mais e melhor. O Sebrae está de portas abertas, pronto para oferecer conhecimento, apoio e oportunidades, porque acreditamos que quando um pequeno negócio cresce, toda a comunidade cresce junto. Nosso compromisso é seguir ao lado dos empreendedores, incentivando, orientando e celebrando cada conquista”, conclui o diretor técnico Mauro Borralho.

  • Clientes Sebrae
  • Consultorias
  • Crescimento
  • Empreendedorismo
  • Mês do Cliente
  • Orientações
  • parceria
  • Sebrae