Fale conosco 9 Acessibilidade 0
Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias Agência Sebrae de Notícias

 
Sandra Fogaça atua há nove anos em São luís em um mercado tipicamente masculino: motores a combustão
ASN MA Atualização
Compartilhe
ASN MA Atualização
Compartilhe

A empresária Sandra Fogaça é uma das 301 mil mulheres que empreendem no Maranhão. Ela iniciou desde cedo, quando ainda era adolescente no interior do estado e é um reflexo do perfil da mulher empreendedora maranhense: é chefe de família, tinha jornada tripla quando os filhos hoje adultos ainda eram dependentes dela e tem muita preocupação com conhecimento.

No mercado desde adolescente, Sandra iniciou a carreira empresarial gerenciando uma livraria em Buriticupu, mas foi depois de casar, há cerca de 30 anos, que ela ganhou sua primeira oportunidade como empresária: uma empresa que comercializava produtos para apoiar a indústria madeireira, um mercado tipicamente masculino.

Divorciada do marido que lhe ajudou a construir o primeiro empreendimento, ela permanece no mercado de máquinas à combustão para uso rural, de jardinagem, na indústria da madeira com venda e assistência técnica e já atua há nove anos em São Luís. “Sou apaixonada por esse mercado. Consegui ganhar espaço como empresária, mesmo enfrentando preconceito e desconfiança porque dou muito valor ao conhecimento, que me ajudou a me impor e mostrar que não estou ali à toa. Cheguei por mérito e pelo meu empenho”, contou.

Liderando uma equipe de sete pessoas – três mulheres e quatro rapazes – Sandra Fogaça está fazendo um MBA em Administração para tornar sua gestão ainda mais assertiva. “Sempre busca me aprimorar, conhecer o mercado e aprender para continuar me apaixonando por este mercado”, observou.

Hoje, a empresária está em busca de novos horizontes empresariais. “Já tenho os projetos prontos e estou preparando novos empreendimentos em turismo e no segmento imobiliário em Tutóia, Santo Amaro e Paulino Neves. Logo vou diversificar de fato os negócios”, completou.

-

MERCADO

Todos os anos o Sebrae divulga uma pesquisa intitulada “Donos de Negócios no Brasil: análise por gênero” e a última edição mostrou que o número de mulheres que se tornaram empresárias no Maranhão cresceu. Saltando de 271 mil em 2018 para 301 mil em 2022.

“Essa data é importante por lembrar a força da empreendedora maranhense. Vivemos um momento de expansão da representatividade feminina no meio empresarial e os números comprovam isso. O Sebrae, em 2018, começou um trabalho mais forte para dar sustentação à ocupação de espaços por mulheres e o resultado é o crescimento de 11% no número de Donas de Negócios que observamos daquele ano em diante”, comentou a diretora de Administração e Finanças do Sebrae Maranhão, Edila Neves.

Com isso, as mulheres já representam 35,1% do contingente de empresários maranhenses. Esse número mostra o aumento da representação feminina diante do cenário empresarial maranhense, ao subir 1,1 ponto percentual nos últimos 5 anos, uma vez que em 2018, elas representavam 34% do total de empreendedoras no estado.

A pesquisa Donos de Negócios também mostrou que a mulher empreendedora tem o seguinte perfil: 55% delas tem entre os 35 e 55 anos de idade e 55% das empresárias completaram o ensino médio ou tem nível superior, 48% é chefe de família e 43% tem uma jornada que varia de 14 a 40 horas de trabalho semanal. E também revelou que as mulheres estudam mais que os homens: segundo a pesquisa do Sebrae, 65% dos donos de negócios brasileiros tem até o ensino médio incompleto.

SEBRAE

A discussão sobre o papel das mulheres no mercado empresarial se intensificou a partir de 2015 e foi levantado pelo Sebrae a partir de uma série de matérias e eventos como o São Luís Beauty (feira de beleza feminina realizada em quatro edições anuais até 2017) e as iniciativas dentro da Feira do empreendedor de 2015, dentre outras ações focadas em mercados tipicamente ocupados pelas mulheres.

Depois disso, já em 2019, o Sebrae tem realizado um trabalho específico para mulheres empreendedoras: trata-se do projeto “Delas, Mulheres de Negócios”, que atendeu cerca de 500 empresárias em São Luís, Caxias e Imperatriz com cursos, mentorias e consultorias voltadas para melhorar a gestão empresarial das MPEs, gerenciadas por elas.

Esse projeto continua sendo desenvolvido com uma proposta diferente em que a escolha das ações dentro do projeto é feita pelas próprias empreendedoras e são organizadas e executadas pelo corpo técnico do Sebrae.

Desse projeto vieram parte das empreendedoras maranhenses que foram laureadas no Prêmio Sebrae Delas, que reconhece as melhoras práticas de gestão empreendedora dentre as empresárias, cuja primeira edição ocorreu em 2022 e a etapa estadual serviu de classificatória para a etapa nacional.

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida? Acesse nossos canais de atendimento.
Se você é um profissional da imprensa, entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas