O 1º Encontro de Agentes de Desenvolvimento da Baixada e Litoral Ocidental Maranhense, reuniu cerca de 30 ADs para discutir e pensar melhorias contínuas de atendimento aos pequenos negócios nas Salas do Empreendedor dos municípios desses territórios. O evento foi promovido pelo Sebrae na última semana, 1º e 02 de março, no Auditório da Universidade Estadual do Maranhão – Campus Pinheiro.
Na pauta, o Sebrae trouxe discussões sobre melhoria de diversos aspectos no serviço prestado pelas Salas do Empreendedor e destacou o Selo Sebrae de Referência em Atendimento, critérios de avaliação da premiação, bem como discussões sobre o uso do sistema SAS, parcerias, orientações para o Microempreendedor Individual (MEI), ferramentas para atendimento qualificado, dentre outras.
O evento contou com a presença de dirigentes do Sebrae Maranhão – o presidente do Conselho Deliberativo Estadual, Celso Gonçalo; o diretor superintendente, Albertino Leal e a diretora de Administração e Finanças, Édila Neves, que estiveram acompanhados pela gerente regional da instituição em Pinheiro, Graça Fernandes e equipe de analistas, além de secretários municipais e parceiros, como o Banco do Nordeste.
“É muito salutar reunirmos os Agentes de Desenvolvimento de um território para pensarmos em como melhorar cada vez mais o atendimento aos empreendedores locais. Nesses encontros, além do aprendizado, a troca de experiências, a integração, o fortalecimento dessa rede de ADs é significativa para o crescimento do empreendedorismo nos municípios, iniciando-se um círculo virtuoso de desenvolvimento, tendo como ponto focal as Salas do Empreendedor”, apontou o diretor superintendente do Sebrae Maranhão, Albertino Leal.
Para a AD, o trabalho na Sala do Empreendedor é muito gratificante. “ E fazer parte da realização do sonho das pessoas é algo que nos estimula a prestar um excelente atendimento. Eu me sinto gratificada em ver pessoas que empreendem há algum tempo buscar a Sala do Empreendedor para formalizar o seu negócio. Por esse motivo estou muito feliz em estar aprendendo mais para melhorar o nosso atendimento na Sala do Empreendedor de Serrano do Maranhão! E vamos em busca do Selo Diamante na premiação do Sebrae!”, comentou a AD, Jadna Abreu.
Sobre a premiação Sebrae
O Selo Sebrae de Referência em Atendimento é uma metodologia de avaliação para reconhecer a qualidade dos atendimentos e serviços prestados pelas Salas do Empreendedor e parceiros junto aos empreendedores locais.
Em 2022, o Sebrae Maranhão recebeu 65 inscrições para o Selo Referência em Atendimento. Deste total, 22 salas foram premiadas, na etapa estadual, nas categorias ouro, prata e bronze.
Para a premiação de 2023, as inscrições foram encerradas no dia 28 de fevereiro. Na Baixada e Litoral Ocidental Maranhense, foram inscritas 16 Salas do Empreendedor que integram a área de abrangência da regional do Sebrae em Pinheiro.
Sobre o AD
O Agente de Desenvolvimento é um servidor público municipal nomeado pela prefeitura para realizar o atendimento na Sala do Empreendedor, após ser capacitado pelo Sebrae. Ele tem a função de fazer a integração entre o poder público, o Sebrae, as entidades empresariais e os empresários com objetivo de promover o desenvolvimento da economia local e dos pequenos negócios.
A Sala do Empreendedor é de responsabilidade da prefeitura, após assinatura do termo de parceria com o Sebrae.