
Presidentes das entidades empresariais maranhenses reuniram-se na manhã desta segunda-feira, 20, em São Luís, com a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA), deputada Iracema Vale (PSB). A visita de cortesia foi proposta pelos empresários que querem um diálogo mais aberto com o Parlamento a fim de trabalharem juntos a favor do desenvolvimento do Estado.
Os líderes empresariais destacaram a necessidade de uma parceria mais estreita com o Legislativo para reforçar programas e projetos de fortalecimento dos setores produtivos, industrial, comercial e de serviços, assim como apoiá-los em pautas que ainda são consideradas gargalos para a economia do Maranhão, como a questão da tributação.
Ao lado do deputado federal Aluísio Mendes (Republicanos) e dos deputados estaduais Antônio Pereira (PSB), Roberto Costa (MDB), Ariston Ribeiro (PSB) e Francisco Nagib (PSB), a presidente da Alema destacou que o Parlamento vai apoiar toda as ações e projetos que forem bons para o Estado e para os maranhenses, no sentido, principalmente, de gerar mais emprego, renda e oportunidades para todos.
“Ficamos muito feliz em receber todas as instituições que ajudam o Maranhão a crescer. Colocamos esta Casa à disposição para trabalharmos juntos, sim, as pautas que são referentes ao desenvolvimento do nosso estado e apoiar no fortalecimento da nossa economia”, enfatizou a deputada Iracema Vale.

Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão, Celso Gonçalo, a aproximação com o Poder Legislativo é de extrema importância para a classe empresarial que já caminha em unidade em alguns projetos e programas, principalmente após a pandemia.
“Entendemos que juntos somos mais fortes e esse canal de diálogo aberto, assim como a parceria dos parlamentares maranhenses, só fortalece o empenho de todos para tornar a nossa economia mais estável e forte, gerando mais trabalho e renda para todos. Por isso, nós do Sebrae defendemos um ambiente legal mais favorável ao empreendedorismo, com a regulamentação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas nos municípios, assim como a sua implementação, para que seja dado tratamento diferenciado aos pequenos negócios, sejam desburocratizados os processos empresariais e, assim, possamos reduzir a informalidade, ampliar a arrecadação e fazer o dinheiro circular nos municípios, tornando os empreendimentos mais fortes, inovadores e competitivos”, destacou Gonçalo.

Além do Sebrae, estiveram presentes na visita, por meio de seus presidentes, a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema); Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Faema); Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado Maranhão (Fecomércio); Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Maranhão (FCDL); Associação Comercial do Maranhão (ACM); Associação dos Jovens Empresários do Maranhão (AJE); Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) e Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem).
