O município de Humberto de Campos, localizado na Região de Lençois no Maranhão, conquistou o primeiro lugar na categoria ‘Turismo e Identidade Territorial’ no XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. O reconhecimento, marca um passo importante na valorização do empreendedorismo rural e na promoção de um turismo sustentável no município. A cerimônia “Transformar Juntos”, realizada na última terça-feira (09), foi palco para a premiação que celebra as iniciativas que impulsionam o desenvolvimento econômico local através de uma visão empreendedora.
O projeto vencedor, delineado pela administração municipal por meio das secretarias de Turismo e Secretaria de Ciência e Tecnologia, foca na criação de empregos e na renda através de uma série de estratégias turísticas que aproveitam o rico ecossistema local e também visa Inserir o Município de Humberto de Campos como destino turístico nacional e internacional integrado à Rota das Emoções, como rota alternativa, promovendo o desenvolvimento econômico e sustentável, estimulando a geração de emprego e renda e a melhoria da qualidade de vida dos munícipes.
Para o professor José Maria Ramos, secretário de Ciência e Tecnologia do Município, a premiação fortalece ainda mais o município no cenário local, “Com o suporte contínuo do Sebrae, Humberto de Campos tem sido beneficiado com propostas inovadoras e orientações estratégicas, que catalisam o desenvolvimento nos setores turísticos e produtivos,” destacou o Secretário.
“Ações como o mapeamento de setores-chave, a elaboração de roteiros de ecoturismo, e intervenções ambientais nos rios para aumentar sua atratividade foram fundamentais para garantir o prêmio”, destacou José Maria.
Além de Humberto de Campos, o município de Icatu também foi reconhecido no mesmo prêmio, na categoria ‘Empreendedorismo na Escola’. O XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora contou com 47 projetos finalistas, todos eles reconhecidos durante a cerimônia de premiação. Destes, 23 projetos foram os vencedores. O PSPE é uma iniciativa pela qual o Sebrae reconhece boas práticas de gestão das prefeituras em vários eixos de atuação.
-