ASN MA Atualização
Compartilhe

Ideathon: estudantes inovam para solucionar desafios na indústria e comércio de Açailândia

Durante o evento, promovido pelo Sebrae-MA, os participantes criaram soluções para os desafios reais da cidade
Por Assessoria de Comunicação e Eventos
ASN MA Atualização
Compartilhe

Desenvolver ações práticas para desafios reais da cidade de Açailândia, nos setores de indústria e comércio. Esta foi a missão das equipes participantes do Ideathon, uma maratona de criatividade e inovação, que proporciona às mentes talentosas aplicar conhecimentos e habilidades em busca de soluções as quais melhorem os ambientes de negócios e impulsionem o desenvolvimento econômico local.

Com essa motivação, os participantes ficaram imersos durante os dias 27,28 e 29 de setembro para criar hipóteses inovadoras e apresentar à banca examinadora, após intensas discussões, análises de dados e validação da proposta. Das mais de 15 equipes participantes, seis foram classificadas para apresentarem seus projetos.

Uma delas foi a equipe da estudante Elis Regina, do Instituto Federal do Maranhão, campus de Buriticupu. Representando todos, ela contou a emoção de participar do Ideathon pela primeira vez e, ainda, garantir um lugar no pódio na competição.

“Eu saio desse evento com muita bagagem e o principal aprendizado é que para tudo há uma solução. Tivemos os desafios propostos e suporte para que pudéssemos construir nosso projeto e assim solucionar coisas do dia a dia. Foi uma experiência incrível e ainda saímos com a segunda colocação”, disse ela.

Quem também marcou presença no Ideathon Açailândia foi a equipe da Escola Municipal Tânia Leite. Os estudantes do ensino fundamental da unidade foram vivenciar a experiência do evento e saíram com o primeiro lugar na categoria Comércio, com o projeto Avaliaçaí. “Foi uma experiência incrível”, destacou a estudante Ana Júlia.

A escola Tânia Leite, que faz parte do JEPP, subiu ao pódio com a equipe AvaliaAçai, vencedora na categoria Comércio

Ainda promovendo a criatividade e a inovação como ferramentas essenciais para enfrentar os desafios do setor industrial e comercial, o Ideathon levou ao pódio geral a equipe do IFMA, campus de Imperatriz, com a ideação da Optaloggi, criada durante o evento. Esta é uma proposta de plataforma de análise de mercado , que utiliza inteligência artificial para fornecer os dados mais pertinentes sobre a cidade de Açailândia.

“O Ideathon foi um evento muito incrível em que eu e a minha equipe experienciamos o mundo do empreendedorismo, ideias inovadoras. Isso é muito legal, por incentivar nós jovens a estarmos nesse universo de inovação e proporcionar termos networking com pessoas de várias áreas”, explicou o estudante Gabriel Vieira.

Premiação

Equipe do IFMA de Imperatriz é a vencedora da competição com o projeto de plataforma de dados utilizando AI

O Ideathon premiou os primeiros, segundos e terceiros lugares de cada setor, com medalhas e outros benefícios. Desta forma, reconhecendo o esforço e a criatividade das equipes e os resultados foram os seguintes:

Comércio

1° – Avaliaçaí

2° – Direct Stars

3° – Compass DP

Indústria

1° – Optaloggi

2° – Induslink

3° – Açai Staff

Os primeiros lugares de cada categoria concorreram entre si, e a vencedora geral do Ideathon foi a Optaloggi, do IFMA de Imperatriz. Os vencedores irão participar do Neon 2024, maior evento de startups do Nordeste.

“Ficamos muito felizes com a realização do nosso primeiro Ideahton aqui na regional, com 120 inscritos e ao longo destes três dias termos seis projetos bem avaliados e, que, podem futuramente se tornarem negócios rentáveis. Então, parabéns a todos que participaram e até o próximo!”, explanou o gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Açailândia, Breno Soeiro.