Discutir sobre a educação empreendedora e as diferentes formas de trabalhar o ensino em sala de aula. Esse foi o objetivo do Fórum dos Professores, que nesta edição de 2024 foi realizado em três cidades da Região dos Cocais: Caxias, Coroatá e Parnarama. Promovido pelo Sebrae, em parceria com as Secretarias de Educação dos municípios, os fóruns reuniram esta semana, somando os três municípios, mais de oitocentos educadores da rede municipal de ensino.
“Estamos mais uma vez participando de uma grandiosa ação em parceria com o Sebrae. Acreditamos que o fórum é mais uma oportunidade de cumprir o nosso propósito de fazer com que o professor, através da formação continuada, possa cada vez mais levar conhecimento para a sala de aula” destacou a secretária de Educação de Caxias, Ana Célia Damasceno.
Parnarama foi a primeira cidade a receber o fórum e reuniu 300 educadores. Caxias também sediou o evento e contou com presença de mais de 200 professores da rede pública municipal. Já em Coroatá, a ação foi prestigiada por cerca de 300 educadores.
“O Sebrae inicia mais um ciclo de fóruns no estado e temos o prazer de desenvolver a primeira ação em Parnarama, um município que ainda não tinha sido contemplado em edições anteriores. Ficamos felizes em ver a participação dos professores neste grande projeto, que reforça o trabalho do Sebrae, mostrando a importância de desenvolver o empreendedorismo também em sala de aula”, destacou o gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Caxias, Stênio Pinheiro.
Programação
Na programação do Fórum, painéis sobre boas práticas territoriais, onde professores compartilharam suas experiências na aplicação do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP nas escolas e palestra sobre Desafios e Oportunidades de Metodologias Ativas.
A palestra magna “Gamificação na Educação: o caminho lúdico para o saber”, proferida pelo educador Fernando Trevisani, abordou a utilização da mecânica estética e pensamento baseados em games. “Nosso intuito é falar sobre gamificação na prática docente, como nós professores podemos usar o conceito de gamificação nas aulas, promovendo maior engajamento e melhora na aprendizagem dos alunos”, explicou o palestrante.
“Foi uma palestra de muito aprendizado, mostrando como os professores podem desenvolver novas estratégias e se reinventar em sala de aula, incentivando e transformando nosso aluno para além da sala de aula. Saímos daqui renovados, motivados e cheios de ideias”, disse a professora Larissa Meneses, do município de Coroatá.
A educadora Jéssica Carvalho, do povoado Brejinho do Ismael, zona rural de Parnarama, também participou do fórum. “É muito importante que o professor esteja sempre se capacitando e por isso recebemos com alegria ações como estas, que trazem o debate sobre assuntos inovadores, contribuindo para desenvolvimento do ensino em sala de aula”, frisou.