No último dia 19 de setembro, o Centro de Ensino Joaquim Soeiro, em Barreirinhas, foi palco de um encontro inspirador que reuniu mais de 100 professores locais. O Fórum de Professores, promovido pelo Sebrae, teve como destaque a palestra “Pensar Fora da Caixa”, ministrada pelo empresário, ator, administrador e diretor da Bumba Escola, Leandro Vidal. Além disso, houve a apresentação de cases de sucesso territorial pelas professoras Marissandra Santos e Janaína Fonseca, da Secretaria de Educação de Santa Rita.
Leandro Vidal, trouxe à plateia atenta temas instigantes sobre o futuro da educação. Ele destacou a importância da tecnologia como aliada no ensino, ressaltando como as metodologias ativas e a evolução das pesquisas acadêmicas estão moldando a maneira como os alunos aprendem. Vidal enfatizou a necessidade de envolver os alunos de forma ativa no processo de ensino-aprendizagem.
“É crucial que os alunos não sejam apenas espectadores, mas participantes ativos na construção do conhecimento. Devemos fazê-los compreender a relevância dos conteúdos em sua realidade, tornando as aulas mais atrativas, especialmente em um mundo onde as redes sociais competem pela atenção deles”, afirmou Leandro Vidal.
O Fórum de Professores é uma ação faz parte da atuação integrada da abordagem territorial trabalhada pelo Sebrae no Maranhão.
Durante o evento, também foi explorada a possibilidade de empreender nos processos de ensino e aprendizagem, adotando práticas alternativas para transformar a educação. Os professores presentes foram incentivados a pensar de forma criativa e a buscar novas abordagens para engajar os alunos e tornar as aulas mais dinâmicas e envolventes. “Tenho só elogios para a palestra promovida pelo Sebrae na nossa cidade, porque vem iluminar muitas ideias que, muitas vezes, já temos, mas precisamos de uma elucidação para serem aplicadas”, comentou Lucélia Rodrigues, docente em Barreirinhas.
O Fórum de Professores mostrou uma oportunidade valiosa para que os educadores da região trocassem ideias e experiências, fortalecendo o compromisso com a educação de qualidade e o desenvolvimento dos alunos, preparando-os para os desafios do futuro. “Foi muito significativo este momento pois ouvimos sobre tecnologias a serem aplicadas em sala de aula e, além disso, aprender sobre práticas exitosas”, completou o professor Bruno Aguar, da rede municipal de ensino de Barreirinhas.
-