A abertura do Fórum de Energias Renováveis do Maranhão 2025, nesta terça-feira (22), no Multicenter Sebrae, em São Luís, marcou o início de uma programação voltada à construção de soluções sustentáveis e inovadoras para o futuro energético do estado. O evento reforça a importância das energias limpas para o desenvolvimento econômico e social, sobretudo em um momento em que o mundo inteiro discute alternativas viáveis para o crescimento com responsabilidade ambiental. Para o Maranhão, esse é um setor estratégico que, além de contribuir para a transição energética, gera novas oportunidades de negócios, movimenta cadeias produtivas e posiciona o estado no mapa nacional da inovação.

O Fórum conta com a correalização do Sebrae Maranhão, que tem atuado como agente articulador do desenvolvimento sustentável nos territórios. Durante a cerimônia de abertura, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão, Celso Gonçalo, destacou a importância de investir em soluções limpas e fortalecer os pequenos negócios dentro da cadeia das energias renováveis. “Estamos participando da abertura do Fórum de Energias Renováveis, onde o Sebrae atua como correalizador ao lado da Associação Maranhense de Energia Solar e Renovável – AMESOLAR. Este é um espaço importante, que reúne palestrantes renomados, empresas especializadas e um público interessado em transformar a realidade energética do Maranhão. O Sebrae está presente como parceiro do setor, especialmente das micro e pequenas empresas, que representam a maior parte desse mercado. Nosso estado tem enorme potencial para o desenvolvimento de energias renováveis, sobretudo a solar, com alta incidência de radiação e mais de 3 mil empresas atuando nesse segmento, gerando emprego, renda e sustentabilidade”, destacou.

Além da participação na programação institucional, o Sebrae Maranhão está presente no evento com um stand exclusivo de atendimento, voltado para orientar empresários e empreendedores do setor de energias renováveis. No espaço, são oferecidas informações sobre acesso a crédito, formalização de negócios, capacitações, consultorias e soluções em inovação. A ação reforça o compromisso do Sebrae em apoiar o fortalecimento dos pequenos negócios e fomentar o desenvolvimento sustentável no estado, conectando os participantes do Fórum a oportunidades concretas de crescimento e competitividade.
De acordo com a Associação Maranhense de Energia Solar e Renováveis (AMESOLAR), a cadeia produtiva do setor no estado já reúne cerca de 3.500 empresas, entre fornecedores, distribuidores e revendedores. Em abril deste ano, o Maranhão ultrapassou a marca de 806 megawatts de potência instalada em geração própria de energia solar, com mais de 68 mil sistemas fotovoltaicos ativos e aproximadamente 97 mil consumidores em diferentes municípios, números que reforçam o potencial e a relevância crescente do segmento no estado.

Empresários que participam do Fórum também reconhecem o evento como um espaço de diálogo e geração de oportunidades. Para Hélio Costa, da Idea Interativa, empresa de tecnologia especializada em telas interativas, o Fórum é uma oportunidade de mostrar como a tecnologia pode caminhar ao lado da sustentabilidade. “À primeira vista, pode parecer que nosso trabalho não tem muita conexão com o setor de energias renováveis, mas tem, sim. As mídias digitais vêm buscando, cada vez mais, não apenas atrair a atenção do público, mas também otimizar o consumo de energia e de recursos em geral. Estamos aqui no evento justamente por essa afinidade com os temas da inovação, tecnologia e eficiência energética. Participar de um evento como este é fundamental para estar próximo de potenciais clientes e também contribuir com a proposta do Fórum”, ressaltou.
Tecnologia de ponta – Entre os expositores presentes no evento, a Tesla chamou atenção ao apresentar tecnologias de ponta voltadas para o futuro da energia limpa. Para Tiago Bittencourt, representante da marca no Maranhão, o Fórum é uma oportunidade estratégica para dialogar com o mercado e reforçar o compromisso da empresa com a inovação sustentável. “A Tesla marca presença no Fórum de Energias Renováveis para reforçar a importância crescente das fontes limpas no Brasil. Estamos apresentando o avanço das tecnologias renováveis que vêm ganhando espaço não apenas no Maranhão, mas em todo o país. Nossa participação tem como foco compartilhar as inovações mais recentes e as projeções de mercado para este ano e o próximo, destacando como essas soluções podem transformar a forma como produzimos e consumimos energia”, afirmou.

De acordo com Francisco Vidigal, vice-presidente e diretor institucional de Relações com o Mercado da AMESOLAR Maranhão, o Fórum consolida-se como uma vitrine para o avanço das energias renováveis no estado e reforça o poder das parcerias institucionais. “As energias renováveis já são uma realidade consolidada, é um caminho irreversível. Elas representam uma alternativa essencial para garantir a sustentabilidade do planeta, pois não poluem e contribuem diretamente para a preservação ambiental. Nesse processo, a parceria com o Sebrae tem sido fundamental, especialmente por seu apoio às micro e pequenas empresas do setor, que formam a base dessa cadeia produtiva e são protagonistas da transição energética no Maranhão”, avaliou Vidigal.
Para Rudnei Almeida, presidente da Associação Nacional das Entidades de Energias Renováveis (ANER), o Fórum tem um papel essencial ao aproximar conhecimento, tecnologia e oportunidades de desenvolvimento. “Toda economia sólida começa com uma base energética bem estruturada, e todo desenvolvimento econômico passa, necessariamente, pela educação e pelo conhecimento. Por isso, tenho enorme satisfação em participar do primeiro Fórum de Energias Renováveis do Maranhão, que nasce com essa missão: aproximar a tecnologia da população, fortalecer o ecossistema empresarial para o setor”, concluiu.