ASN MA
Compartilhe

Fortalecimento dos negócios inovadores na Amazônia na pauta do NEON

Gestores do projeto Inova Amazônia dos nove estados da Amazônia Legal estiveram reunidos no Nordeste ON, traçando diretrizes para o segundo ciclo do programa.
Por Laurene Leite
ASN MA
Compartilhe

Fortalecer a bioeconomia e os negócios de base inovadora nos estados da Amazônia Legal, levando em conta o potencial da região para geração de desenvolvimento, mas sem perder de vista aspectos como sustentabilidade ambiental, questões sociais e econômicas ligadas a esses negócios e as peculiaridades da região.

Fernando Penedo, do Instituto Amazônia +21, fala sobre protagonismo dos negócios ligados à bioeconomia na Amazônia Legal. 

Com essas diretrizes, gestores do projeto Inova Amazônia na região reuniram-se em São Luís durante o NEON para traçar os rumos do segundo ciclo do projeto, que terá duração de 36 meses e envolverá todos os estados da região, após um ciclo vitorioso em que 400 propostas foram pré aceleradas, resultando em 210 negócios acelerados e na concessão de 410 bolsas de apoio ao empreendedor amazônico. Do Maranhão, são 30 negócios acelerados por meio das bolsas concedidas pelo programa.

Na programação do encontro, a apresentação das atividades do Projeto Fomento de Negócios Sustentáveis e Inovadores na Amazônia Legal brasileira, uma parceria com o Instituto Amazônia+21, momento que contou com a participação de Fernando Penedo, profissional com 20 anos de experiência no campo da sustentabilidade, com projetos relevantes em organismos internacionais, sociedade civil, setor público e privado.

Gestores alinham ciclo 2 do Inova Amazônia.

Penedo discorreu sobre os desafios das ações de fomento à inovação e aos negócios inovadores na Amazônia, destacando oportunidades nos segmentos de fármacos, produção de alimentos e cosméticos e ressaltando que, entre os grandes desafios da região estão a geração de projetos alinhados com a agenda ESG/OSD do Pacto Global da ONU, fomento ao desenvolvimento empresarial e a identificação de novas cadeias de valor na chamada sociobiodiversidade.

Em seguida, as atenções se voltaram para o alinhamento do novo ciclo do programa – o Inova Amazônia 2.0, em apresentação feita pelo coordenador nacional do Inova Amazônia no Sebrae, Thyago Gatto, e dos lançamentos do Prêmio Green Nobel – United Earth Amazônia e da websérie sobre o Inova Amazônia, ambos inseridos na programação de conhecimento do NEON. ,

Inova Amazônia 2.0 – Durante a reunião, foram alinhados os passos da nova etapa do Inova Amazônia, que deverá atuar em quatro eixos – capacitação, mentorias, conexões com o mercado e apoio financeiro =, contemplando empreendimentos em fase de ideação e de tração.

Serão 30 projetos por estado, para negócios em fase de ideação, para execução em quatro meses; e 20, para os negócios em fase de tração, um por estado, associado à concessão de 20 bolsas (uma por negócio), durante seis meses.

O novo ciclo envolverá nove estados da Amazônia Legal (Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins), com perspectiva de impactar 450 negócios no total.

Time do Inova Amazônia nos nove estados da região amazônica. 

Com o Inova Amazônia, o Sebrae quer atingir alguns objetivos específicos relacionados do desenvolvimento de negócios inovadores em bioeconomia, fortalecimento da identidade do bioma amazônico por meio de produtos e serviços de alto valor agregado; promoção do desenvolvimento territorial por meio da geração de negócios de base inovadora, aliados ao fomento de ideias de negócios inovadores na região.

Para Danielle Abreu, coordenadora de Produtividade e Tecnologia na Inovação do Sebrae no Maranhão, o novo ciclo abre excelentes oportunidades para startups maranhenses, cujos negócios são focados em sustentabilidade e bioeconomia. “O novo ciclo do programa será uma grande oportunidade de expansão para as startups do Maranhão, assim como já foi a etapa piloto, em que foram apoiadas 30 startups do estado com bolsas e uma trilha de conhecimento, preparando-as para o ambiente de mercado e para a expansão de seus negócios”, assegurou a gestora.

Lançamento da edição 2023 do Prêmio Green Nobel – United Earth Amazônia.

NEON – São patrocinadores do evento, a Equatorial Energia, Vale, Grupo Mirante – Aduela Ventures, Empresa Maranhense de Administração Portuária – EMAP, Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia – AMAZ Aceleradora, Avant Soft, Ocalev Villar Modesto Eng. e Tecnologia, Remessa Online, WOW, Onfly SA, Learning Village, Zoho, EMBRAPII, AJE/MA, Starbem, 49 Educação, Dell, Safie Tecnologia, Hub Fucape, Bossa Nova Investimentos, Solouises, E+ Reciclagem, STARTUPI, IEMA e CDL São Luís. São parceiros do evento, a G7 – Cooperativa de Turismo e a startup Compensei.

Estão apoiando a realização do NEON, o Sistema Fiema-Senai, a Startup Moozk (apoio cultural) Alumar, FINEP, Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia – SECTI, Agência Marandu (UEMA), UEMASUL, Fapema, Fecomércio/MA e mais a AB Startups, com apoio institucional.

Para saber mais detalhes da programação de conhecimento (palestras, painéis, workshops e eventos paralelos), participação dos fundos de investimentos e corporações, os interessados devem consultar o site nordesteon.com.