Enquanto muitas mulheres acreditam que precisam cuidar primeiro da vida pessoal para depois realizarem o desejo da maternidade, outras encontram inspiração para vencer as adversidades do dia a dia com a chegada dos filhos. O Sebrae Maranhão encontrou algumas histórias de empreendedoras que obtiveram sucesso nos negócios após se tornarem mães.
-
“Não tem nada mais gratificante do que ser mãe e dona do próprio negócio”, destaca Amanda Teixeira, uma das empresárias atendidas pelo Sebrae no município de Presidente Dutra, que iniciou sua caminhada na trilha do empreendedorismo depois do nascimento do primeiro filho. “Quando tudo parecia que ia mal, encontrei forças inexplicáveis. Sem trabalho, recém separada e com um filho pequeno, soube de um curso básico de confeitaria e agarrei aquela oportunidade como uma grande esperança de futuro”, relembra.
-
O aprendizado do curso e o amor pelo filho foram os ingredientes que Amanda precisava para construir seu negócio. “Eu não tinha nem os R$ 60,00 do curso, minha mãe pediu emprestado para meu avô e, com muita garra, me dediquei às aulas. Logo depois, iniciei a empreender no ramo de bolos confeitados e isso me deu o suporte para chegar onde estou hoje”, conta Amanda, emocionando-se com as lembranças de tempos difíceis.
-
A empresária diz que nada foi fácil no início, mas foi o amor de sua mãe, Francisca Teixeira, que a incentivou a seguir em frente e vencer. Hoje, com a empresa Amanda Bolos de vento em popa na cidade de Presidente Dutra, agenda cheia de encomendas, um novo casamento e um segundo filho, a empresária define o seu momento atual. “Estou vivendo um tempo de felicidade completa!”
-
Casa de massas

Layne Sousa, 33 anos, proprietária do Delícias da Layne, empresa atendida pelo Sebrae na cidade de Tuntum (Centro Maranhense), também encontrou no amor dos filhos o incentivo para transformar seu pequeno negócio em sucesso. “Sempre soube que ser mãe e empreendedora tem seus sacrifícios, mas encontro nos meus filhos a motivação para vencer os desafios e me dedicar ao meu negócio”, aponta.
-
A empreendedora também encontrou no amor de sua mãe-avó a disciplina e o incentivo para desenvolver o seu lado empreendedor. É ele que faz toda a diferença na condução de sua casa de massas. “Amo ser mãe, amo meu trabalho e consigo conciliar os dois lados na minha rotina diária. Não é tão fácil como falar, mas não é impossível”, pontua Layne.
-
Mesmo em tempo de pandemia essas duas guerreiras continuam a frente de seus empreendimentos. A cada dia se reinventando, inovando suas atividades e, acima de tudo, encontroando forças no amor de seus filhos. As histórias das duas fazem parte da campanha do Dia das Mães do Sebrae Maranhão, amplamente divulgada nas redes sociais da instituição e nos seus canais digitais, tendo como slogan a frase “Maior Amor do Mundo”.
-
-
-
-
Mais informações:
Assessoria de Imprensa do Sebrae no Maranhão
(98) 3216-6133
-
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Facebook.com/sebraema
Youtube/umcsebraema
Twitter: @Sebrae_Ma
Instagram: @SebraeMaranhao
-
