ASN MA
Compartilhe

Feira valoriza produção local em Tasso Fragoso (MA)

Evento reuniu empreendedores e destacou soluções para impulsionar negócios da região sul do Estado
Por Assessoria de Comunicação - ASCOM
ASN MA
Compartilhe

Com o tema “Inovar sem deixar as raízes”, a primeira edição da Expo Tasso aconteceu nos dias 15 e 16 de agosto e reuniu produtores, empreendedores e instituições em torno de negócios e conhecimento. Além da programação de palestras e consultorias do Sebrae Maranhão, a feira contou com um espaço de exposição que mostrou o que pode ser aproveitado e valorizado na região.

Localizado no sul do estado, Tasso Fragoso é reconhecido pela força do agronegócio e potencial turístico. O município liderou a produção estadual de grãos com 637,9 mil toneladas, segundo o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) no relatório de desempenho agrícola divulgado em 2024. O evento buscou valorizar essa vocação e, ao mesmo tempo, abrir caminhos para pequenos produtores e novos negócios.

A programação de conhecimento incluiu palestras sobre oportunidades de negócios no meio rural e rodas de conversa com empreendedores como Maelton da Silva Ribeiro da Terra de outro que trabalha produção e beneficiamento de mandioca em Riachão e Pedro Lucas da agroindústria de Polpas Vale de Bênção do povoado Angelim em Balsas, que ressaltaram a importância de fortalecer a produção local e suprir demandas de grandes players do mercado.

Um dos expositores, Eduardo Trindade produz ovos caipiras em Tasso Fragoso. (Sebrae/Divulgação)

Vitrine da produção local

Entre os expositores, Eduardo Silva Trindade, pequeno produtor de ovos caipiras, destacou a chance de dividir espaço com grandes empreendedores. “É motivador ver que pequenos e grandes produtores podem estar juntos, dividindo o mesmo espaço. Isso mostra que todos têm potencial de crescer”, explicou.

Para Talisson Batista da Silva, dono de uma loja de ferramentas, jardinagem e nutrição animal, o evento trouxe visibilidade ao setor. “É de grande relevância, não só para o empresariado local, mas também para os produtores rurais. É o primeiro ano, mas já vemos muita progressão”, destacou.

Na área de bebidas, Aldimir Batista, da Destilaria Baviera, avaliou o contato direto com o público como estratégico. “É uma forma de expor nossos produtos e estar cara a cara com os clientes, o que facilita as vendas e abre novos mercados”, apontou.

O Sebrae participou com orientação empresarial, palestras e rodas de conversa voltadas para acesso ao mercado. (Sebrae/Divulgação)

Sebrae como parceiro estratégico

“O Sebrae Maranhão está aqui na Expo Tasso 2025 trazendo orientações, consultorias e formações aos produtores rurais da região. Eventos como esse geram negócios e aproximam os empreendedores de novas oportunidades”, ressaltou Hiago Aravena, analista do Sebrae em Balsas.

Além do apoio direto à Expo Tasso, o Sebrae já atua em Tasso Fragoso por meio da Sala do Empreendedor, em parceria com a Prefeitura, com consultoria técnica e ações de mercado pelo Sebraetec, além do projeto “Produzindo e Empreendendo: Transformando pequenos produtores em empresários rurais (iniciativa que integra o Pacto PCI de Balsas) , que fortalece a agricultura familiar e estimula a geração de renda no município.

Para o prefeito Kelson Richard, a Expo Tasso já se consolida como tradição no calendário do município. “É um evento que cresce a cada ano, trazendo conhecimento e oportunidades aos nossos produtores. Agradecemos o apoio dos parceiros como Sebrae, Senar e os sindicatos que foram muito importantes. A prefeitura não vai medir esforços para ampliar ainda mais essa iniciativa”, concluiu.

  • Acesso ao Mercado
  • Capacitaçaõ
  • Empreendedorismo
  • Expo Tasso
  • Sebrae
  • Tasso Fragoso